TEMA

Tecnologia

Tecnologia: Ciência cujo objeto é a aplicação do conhecimento técnico e científico para fins industriais e comerciais. Conjunto dos termos técnicos de uma arte ou de uma ciência. Tratado das artes em geral.
A tecnologia é tudo que nos dá a possibilidade de conseguirmos o que não seria possível através do uso de nosso próprio organismo. A tecnologia está presente na vida humana desde os primórdios, já que o martelinho de pedra é o desenvolvimento tecnológico produzido pelos homens das cavernas. A tecnologia existe para resolver os problemas de nosso dia a dia. Sem ela, na atualidade, nós humanos seriamos extintos rapidamente. Imagine tentar obter os alimentos com as próprias mãos, e neste mundo onde boa parte da população não consegue andar até o próximo bairro, ou subir em uma árvore, ou identificar o que é ou não comestível.
No momento atual a tecnologia está associada a computação. Diria que a computação pode ser considerada alta-tecnologia, que é a última palavra em tecnologia. Todas as outras tecnologias estão se aperfeiçoando através do uso da computação. Engenharia, medicina e até mesmo o direito já faz uso de incríveis auxiliadores computadorizados. Isso demonstra uma característica marcante da habilidade humana em mesclar as mais diversas tecnologias para uma nova utilidade. Diariamente surgem novas formas de uso de tecnologias já existentes, além de mesclas de tecnologias que nunca foram usadas juntas antes. É como se as tecnologias fossem uma grande tabela de elementos, como na química, esperando para serem unidas a fim de resultarem num novo e surpreendentemente beneficio para a humanidade.
E o quanto ao futuro? Muito difícil prever para onde vai caminhar a tecnologia. Mas ao que tudo indica, ao infinito e além, ou seja, ao espaço. As grandes potencias mundiais estão com os olhos voltados para o céu. Nós, aqui, terráqueos, nos contentamos com os celulares da mais moderna geração. Mas sensores inteligentes de iluminação e temperatura, esterilizadores de ambiente, confecção de ossos e organismos a serem aproveitados em humanos, etc. Podem e serem muito mais úteis do que nossos celulares. Eu, por minha vez, continuo me perguntando; com tanta tecnologia... Como é que ainda não “inventaram” a cura da miopia? E sigo procurando meu óculos, pois esqueci onde o coloquei.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação