POESIA

Sertaneja

Autora: Daisy Ferreira

Sou como outra tantas!
Filha deste bonito sertão
Não tenho medo de nada
Nem mesmo de bicho-papão
Porquê carrego comigo
Amor no coração!

Agora,
Vou contar para todos vocês...
Do que sou capaz de fazer;
Pode até imaginar!
Pegar cobra cascavel pelo pescoço
E fazer jacaré beijar as minhas mãos.

Mas...
De uma coisa eu tenho certeza
Sou forte e valente!
E guerreira por opção

Porém!!!
Sem qualquer dúvida alguma,
Dizer que minhas mãos estão machucadas,
De tanto cortar cana, para as máquinas...
Açucar fazer... É bom nem falar de uma
Danada pinguinha, que é gostosa de beber

Para finalizar esta poesia
Com orgulho e emoção!
Só falta lhe dizer... Sou uma humilde
Sertaneja sim-senhor!
Deste meu glorioso Sertão!!!

AUTO AJUDA

Principais modelos digitais de negócio

Assinatura digital: Oferece produtos e serviços, definidos previamente por meio de um pagamento mensal, sendo possível fazer um upgrade do que é oferecido por meio de um aumento no preço da assinatura. Exemplo: Netflix.
Free: Oferta de produtos e serviços grátis, em troca de informações pessoais do consumidor, que posteriormente são comercializadas para empresas que as utilizam para publicidade. Exemplo: Facebook.
Freemium: Oferece serviços básicos gratuitamente, também em troca de informações pessoais para serem comercializadas a empresas, e upgrades para versões mais completas por meio de uma assinatura mensal. Exemplo: Spotify.
On Demand: Oferece desde serviços básicos até os de alta qualidade (premium), com agilidade, conveniência e acesso instantâneo. Exemplo: Uber.
Market Place: Conecta consumidores a vendedores por meio de uma plataforma digital, que serve como uma grande vitrine, facilitando transações comerciais e lucrando por meio uma pequena porcentagem de cada venda. Exemplo: OLX.
Economia compartilhada: Também conhecido como “everything as a service”. Uma das partes oferece um imóvel ou móvel de alto valor de sua propriedade durante tempo limitado a outra parte, por meio de um pagamento predefinido. Airbnb.

AUTO AJUDA

CORONAVÍRUS/COVID-19

Fonte: www.portugal.gov.pt

NOBRES CONFREIRAS/DES. ILUSTRES AUTORAS/RES. ESTIMADAS/OS LEITORAS/RES. PREZADAS/OS AMIGAS/OS.

RECOMENDAÇÕES DA DGS SOBRE CORONAVÍRUS/COVID-19 –
O novo coronavírus, intitulado Covid-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.
Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

COMO SE TRANSMITE?
A Covid-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.
Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.
As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS?
As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória.
Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.
Existe uma vacina?
Não existe vacina. Sendo um vírus recentemente identificado, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento.
Os antibióticos são efetivos a prevenir e a tratar o novo coronavírus?
Não, os antibióticos não são efetivos contra vírus, apenas bactérias. O Covid-19 é um vírus e, como tal, os antibióticos não devem ser usados para a sua prevenção ou tratamento. Não terá resultado e poderá contribuir para o aumento das resistências a antimicrobianos.

COMO ME POSSO PROTEGER?
Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:
Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo,nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.
Necessito de usar máscara facial se estiver em público?
De acordo com a situação atual em Portugal, não está indicado o uso de máscara para proteção individual, exceto nas seguintes situações:
Pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro);
Suspeitos de infeção por Covid-19;
Pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por Covid-19

O QUE É UM CONTACTO PRÓXIMO?
É uma pessoa com exposição associada a cuidados de saúde, incluindo:
Prestação de cuidados diretos a doente com Covid-19;
Contacto em ambiente laboratorial com amostras de Covid-19;
Visitas a doente ou permanência no mesmo ambiente de doente infetado por Covid-19;
Contacto em proximidade ou em ambiente fechado com um doente com infeção por Covid-19 (exemplo: sala de aula).

AUTO AJUDA

Tratamento de resíduos orgânicos

Fonte: www.trapp.com.br

Construa sua composteira
Construa um engradado de madeira com 50 cm de lado, que vai comportar ¼ m³ de material orgânico. O ideal é montá-lo com tábuas de 15 cm de largura e 2,5 cm de espessura. Cada uma das quatro faces do engradado deve ser construída separadamente. Ao pregar as tábuas em cada painel deixe um espaço entre elas equivalente à metade da largura da tábua. Esta abertura permitirá a entrada de ar, fundamental para uma boa fermentação do material orgânico. Para montar o engradado, junte os quatro painéis e prenda seus cantos com arame. Se preferir, construa um engradado maior, mantendo as proporções.

Escolha o local certo
O composto orgânico deve ser preparado o mais próximo possível do local de plantio. A compostagem pode ser feita sobre o chão de terra, tablado de madeira ou piso cimentado, já que não exala mau cheiro e não atrai moscas. Se optar por chão de cimento ou de tábuas, cubra o piso com uma lona plástica de dimensões maiores que o dobro s área do engradado. Isso evita que o chão fique manchado com a coloração escura do húmus. Em dias de muita chuva, dobre a lona sobre a composteira, para que não encharque, comprometendo a qualidade da mistura.

Preparando o composto orgânico
Para prepara o adubo, encha a composteira com os resíduos vegetais triturados. Se a matéria vegetal estiver muito seca, umedeça levemente a massa borrifando água. Tome o cuidado de não molhar demais e de não encharcar a mistura. Não pressione e não compacte a massa, pois isso prejudica a ventilação e a fermentação da matéria orgânica. Depois de completar o engradado, cubra com uma lona preta, vedando bem a parte superior da caixa, protegendo contra a chuva. As laterias da caixa devem permanecer descobertas e arejadas. Combinando microorganismos com a umidade, ar e calor, logo começa o processo de fermentação que transforma os resíduos triturados num poderoso composto de nutrientes para a terra. O tempo para o preparo do composto orgânico é de cerca de 90 dias, de acordo com a temperatura ambiente; quanto mais quente, mais rápido é o processo. Se quiser, você pode acrescentar esterco de galinha, vaca ou cavalo, o que vai enriquecer a mistura e acelerar a fermentação.
O esterco fornece nitrogênio e microorganismos que vão decompor os restos vegetais de difícil fermentação e em 45 dias o adubo estará pronto. Para preparar o engradado, despeje todo o material e misture-o, procurando manter a proporção de 1 volume de esterco, cascas de frutas e verduras para cada 3 volumes de resíduos vegetais fibrosos ou palhas.

Mexendo a massa
Se o engradado ficou cheio num só dia, é só deixar o material fermentar. Caso contrário, se for necessário acrescentar novas porções de material triturado, é preciso remontá-lo. Faça desta forma, desmonte as quatro faces da composteira e remonte-a ao lado. Coloque no fundo um pouco de composto em fermentação e sobre ele distribua o material fresco, cobrindo em seguida com o restante do composto em fermentação.

Dicas e cuidados
A pratica antiga de preparar o composto em buracos na terra não é recomendada, pois a fermentação anaeróbica não fornece ácidos húmicos, que são importantes para juntar as partículas do solo, melhorando sua estrutura.
Não há necessidade de aplicar uréia na compostagem dos resíduos orgânicos.
No inicio do processo, deve-se revolver o material todos os dias; depois de uma ou duas semanas, revolva uma vez por semana ou sempre que surgir mau odor ou a temperatura estiver elevada. Um composto bem arejado não exala mau cheiro e não atrai moscas.
Você pode usar a técnica vermicompostagem, colocando um pouco de terra com minhocas entre as camadas de resíduos orgânicos triturados. As minhocas vão se multiplicar, arejar a mistura , digerir matéria orgânica, produzir húmus e fertilizar o composto.
É recomendado peneirar o material antes de colocá-lo na terra.
A parte do adubo que não for usada imediatamente deve ser mantida coberta.
No primeiro ano coloque essa quantidade sempre que o canteiro for refeito: misture aos primeiros 5 cm do canteiro pronto 2 kg de composto por m². Como o ciclo da maioria das hortaliças é de quatro meses, em média, o canteiro vai ser usado para cerca de 3 plantios por ano, recebendo no total 6 kg de composto. Do segundo ao em diante, coloque a mesma quantidade quando for plantar folhosas. Outras hortaliças, como o nabo, salsa e mostarda podem receber menor quantidade e até se contentar apenas com adubação residual da cultura anterior.
Com o tempo, a experiência e a observação, você saberá utilizar o composto orgânico cada vez melhor e com mais resultados.

ESOTÉRICO

Significado das cores

Extraído do livro: Qual o tamanho de seus sonhos? - Autor: Ivan da Matta

Amarelo
Simboliza o sol, fogo e ouro. Descreve a pureza, autenticidade, caráter, personalidade, sinceridade, força, lealdade, prosperidade, riqueza e alegria.

Anil
Significa espiritualidade, transcendência e intuição. É uma cor ligada a metafísica. Também descreve o encontro com o caminho da paz interior, da devoção e transformação.

Azul
Significa serenidade e paz interior. Descreve a verdadeira paz interior, a esperança, transcendência e quietude. É a cor da fé, da convicção e dos sonhos, ela nos remete à presença de Deus.

Bege
Transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico. Promove a sensação de aconchego, conforto, despertar e aquecer. Tranquilidade e amor à natureza. Respeito e coerência. Silêncio e liberdade de valores. Sem dinamismo, mas reflexivo.

Branco
Significa transparência, veracidade, pureza, santidade, paz, serenidade e harmonia. Descreve intuição, percepção, visão interior, sinceridade e fidelidade. Nos remete ao crescimento, maturidade, Deus e anjos.

Castanho
Traz em sua tonalidade a mistura da cor da terra e da madeira. Com isso significa equilíbrio, maturidade e consciência. Também pode ser associada à resistência, força, solidez, outono, abrigo e recolhimento.

Cinza
Oferece equilíbrio e flexibilidade, por ser o meio entre branco e preto. É a expressão de neutralidade. Símbolo da indecisão e ausência de energia. Quanto mais escuro, mais expressa desânimo e monotonia.

Dourado
É a cor do ouro, realeza e nobreza. Está simbolicamente associado à riqueza, poder e glamour. Significa poder, vitalidade e superioridade. Ainda descreve a sabedoria e inteligência.

Lilás
Significa inspiração, romance, ternura, candura, afago e apego. Descreve um grau acentuado de confiança, serenidade, concentração, interiorização e transcendência. Também revela contentamento, realização e conforto.

Marrom
É a cor da terra, por isso significa firmeza e estabilidade. Aponta para o equilíbrio, força, resistência, trabalho, segurança e solidez.

Preto
Transmite introspecção. Favorece a auto análise. Remete à sofisticação, elegância e luxo. Estimula a melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Simbolo do luto. Também pode significar silêncio.

Rosa
É a cor da infância, do amor, romance e sonhos. O rosa reverbera pureza, inocência e candura.

Roxo
Significa forte sentimento e apego, mas também descreve senso de caráter em promover mudanças, renúncias e uma vida espiritual mais acentuada.

Verde
Descreve a natureza e o reino vegetal de forma magistral, por isso ela representa a vida, renovo, seiva, broto e orvalho. Significa o crescimento, desenvolvimento e maturidade.

Vermelho
É a cor da redenção, do amor perfeito e apego. Remete ao fogo que atiça e queima o coração. Representa pureza dos sentimentos que vêm da alma, da motivação, criatividade, força e mudanças.

POESIA

Órbita Irrealista

Autora: Ester dhe Souza
Contato: estersouzaprado@hotmail.com

Meu corpo junto de minha mente em sintonia
Eu ouço deveras epifanias
De pessoas o tanto vazias que nem querem persistir
Pilulas são obrigadas a deglutir
Tudo pra que o fracasso em suas mentes possam fluir
A mente transita em uma órbita irrealista
Tirando da alma aflita, tudo que lhe traga vida
Oh Deus ajude à lidar
Com essas pessoas que só querem tirar
Tão poucas que tudo que tiram que mim não dá para lhes acrescentar
Porque o que furtam de uma alma sôfrega são poesias
Que nem mesmo sabem como cada palavra soletrar
Cada verso que com o meu sangue e meu suor deixo aqui derramar
Versos desconexos de uma mente em pura evolução e cheia de complexo
Que o que escrevo não possa ser visto, longe disso, eu deixo aqui
pra que seja entendido por outro alguém que com o mesmo ideal não convicto,
possa evoluir junto, pensar e renovar.
Somos tão grandes pra guardar grandes idéias apenas dentro da nossa cabeça.

CRÔNICA

O tempo

Autora: Cláudia Compri

“... Por seres tão inventivo e pareceres contínuo... és um dos dos deuses mais lindos...” (Caetano Veloso - Oração ao tempo).

O tema proposto nos remete a pensar o tempo enquanto passagem, oportunidade, ponto de partida ou chegada, caminhada, estagnação.
Na ânsia por controlar, conduzir, dominar; o homem inventa o relógio: ... Tic tac...
Mas o tempo é um cavalo alado livre e atemporal convidando a uuma viagem incrível por cada segundo, cada expectativa, cada descoberta, cada conquista.
Como animais que somos, cabe-nos o respeito metabólico individual, quando para alguns se dá ao Sol, para outros à Lua, e despojados da pretensão, buscamos resultados.
Assim, alçados às asas do tempo, enquanto ele nos faz, façamos dele o melhor de nós propagando bons frutos, pois estes sim, atravessarão a atemporalidade do tempo.

“... Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...” (Geraldo Vandré – Pra não dizer que não falei das flores).

POESIA

Amigos

Autora: Mira Alves - Luziânia GO/DF
Contato: Pelas ruas das cidades de Brasília - Divulgando sua poesia

Os amigos
são aquelas pessoas
que nos revelam
as nossas limitações
e potencialidades
desconhecidas
de nós mesmos.
Os amigos, companheiros
de sonhos e realidades
de risos e lágrimas.
O amor fraterno
terno e eterno
fração
de um só infinito...
Ter amigos
é ter alegria
ao alcance dos olhos,
é ter alguém
para compartilhar
a vida
em todos os instantes
em todas estâncias.
Em todas as aventuras
e desventuras
que por venturas
tenhas.
A paz
de encontrar
a tua imagem
no espelho
da alma do outro.

CRÔNICA

Sair da depressão

Autor: Delton Miguel
Contato: nizzymigueitojr@gmail.com

Para quê viver uma vida sofrida se a morte pode libertar? Acho que a maior parte das pessoas se perguntam a razão da sua existência neste mundo cheio de dificuldades, cheio de maldades... As pessoas mais carentes sabem o que é desejar não viver, o que é desejar desaparecer. Muitos são os factores que contribuem para as pessoas entrarem em choque consigo mesmas, por causa das adversidades das suas vidas: saúde, dificuldades sócio-econômicas e outras. Porém, é preciso aceitar que a vida é um verdadeiro desafio para cada ser, e aceitar a sua condição é fundamental para a sua superação, pois o aceitar é psicológico e também o não aceitar, é tudo mental. Entretanto, o aceitar ao qual eu me refiro não é o aceitar do conformismo, mas o de não querer viver se atormentando na sua vida... O sui­cídio não á a solução e sair da depressão é opcional, faça a escolha certa.

PROVÉRBIOS

No meio da dificuldade, encontre a oportunidade.
Albert Einstein

Não é possível apertar as mãos com os punhos fechados.
Golda Meir

Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.
Steve Jobs

Aquele que não luta para ter o futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier.
Herbert José de Sousa (Betinho)

Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.
Clarice Lispector

Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Mahatma Gandhi

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.
Thomas Hobbes

O significado do sentido é o de indicar a estrada do ser.
Viktor Emil Frankl

A verdadeira medida de uma pessoa não é como ela se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ela se comporta em tempos de controvérsia e desafio.
Martin Luther King

Direcione sua visão para o alto, quanto mais alto melhor. Espere que as mais maravilhosas coisas aconteçam, não no futuro, mas imediatamente. Perceba que nada é bom demais para você. Não permita que absolutamente nada te impeça ou te atrase, de modo algum.
Eileen Caddy


Contato: Publique seu texto também.