TEMA

Fisioterapia, faça o curso e seja feliz.

Sabemos que o curso de Fisioterapia forma profissionais dedicados à prevenção, tratamento e reabilitação de capacidades funcionais e movimentos corporais. A graduação tem duração média de cinco anos, combinando, em sua maioria, disciplinas das ciências biológicas e saúde, com diversas matérias específicas voltadas para a prática terapêutica. O currículo é bastante prático, incluindo o incentivo de estágios supervisionados em diversas áreas, preparando o futuro fisioterapeuta para uma atuação multidisciplinar. O campo de atuação é vasto, indo de hospitais, clínicas, unidades de saúde, clubes esportivos, empresas privadas, centros de reabilitação, até o atendimento domiciliar. Esta diversidade reflete a amplitude da profissão, mas também a necessidade constante de aprimoramento para uma capacidade de trabalho mais qualificada.

Após a formação geral, o profissional pode seguir por diversos caminhos através das especializações. Entre as incontáveis possibilidades de fisioterapia podemos elencar algumas: Traumato-Ortopédica, Neurofuncionalidade, Respiratória, Cardiorrespiratória, Esportiva, do Trabalho, Dermatofuncional, Pediátrica, Geriátrica, Uroginecológica, entre outras. Cada uma dessas especializações exige um olhar único e técnicas específicas, mas todas compartilham o mesmo objetivo final: promover a máxima funcionalidade, autonomia e qualidade de vida aos pacientes.

São características essenciais para se dar bem na área da Fisioterapia: Afinidade com ciências biológicas, sobretudo, anatomia, fisiologia e biologia. Ter um perfil humanista, ou seja, gostar de lidar com pessoas, ter empatia e, principalmente, paciência. Habilidade manual, o que quer dizer, destreza para realizar técnicas e manipulações corporais em outras pessoas. Raciocínio clínico, que é a capacidade de analisar sintomas e elaborar um plano de tratamento, mas isso só se alcança a perfeitção com a experiência de campo. Comunicação, saber ouvir com atenção e conseguir explicar os procedimentos aos pacientes. Resiliência emocional, que é saber lidar com os desafios e diferentes realidades de saúde dos pacientes, mantendo o seu próprio equilíbrio.

Parece bem desafiador, não é mesmo? Mas, saiba que ao ingressar no universo da fisioterapia estará trabalhando em uma profissão de transformação e esperança. Você será o agente da mudança, ajudando pessoas a reconquistarem não apenas o movimento, mas a confiança e a autonomia para uma vida minimamente plena, o que muitas vezes pode ser maravilhoso. Cada desafio será um passo para se tornar o profissional capaz de devolver a esperança, aliviar as limitações e ser parte fundamental na jornada de recuperação de seu semelhante. Prepare-se para ser feliz ajudando o próximo, e ainda ser remunerado por isso.

Autor: Arnold Gonçalves


Menu de redações

Menu de redações

          

Próxima redação

Próxima redação