TEMA

Oswaldo Montenegro:

O menestrel da MPB (Música e Poesia Brasileira).

Quando adentra o palco e sua voz potente ecoa firmemente por todo o recinto, temos a impressão de estarmos diante de um trovador medieval, recém-saído de uma das caravelas de Vasco da Gama, mas não, é de fato nosso contemporâneo de existência e um dos maiores ícones da MPB.

- É Jesus Cristo, professora?

- Não, é Oswaldo Montenegro.

- É um dos apóstolos?

- Não, é a representação da mais pura essência da cultura humana.

- É música gospel?

- Não, é das melhores MPB que já existiram.

Ao olhar para a capa de seus memoráveis LP e CD, facilmente poderia ocorrer um diálogo como esse. Sua barba e cabelos escuros e longos, aliados a expressão serena de sua face, sempre foram marcas nas capas de seus discos, mas o grande tesouro é o conteúdo. Ao ouvir as músicas de cada um de seus trabalhos somos convidados a refletir sobre nossos conceitos pré-concebidos a respeito de como lidamos com a vida.

Nascido no Rio de Janeiro, Foi ainda criança morar no interior de Minas Gerais, neste ambiente teve contato com a serenata, que o marcou para sempre e foi base de toda a sua obra. Depois, na adolescencia, foi morar em Brasília, e viveu mais um choque cultural que acrescentou muito em sua produção.

Brasília foi importante, porque lá teve a oportunidade de conhecer muitas pessoas que o ajudariam na construção de sua personalidade artística e alavancamento da carreira, neste período surgiu o termo menestrel em sua vida. Foram diversas tentativas em busca de reconhecimento e sucesso, mas só com o surgimento da jóia “Bandolins” que os ventos passaram soprar a favor.

Amante do improviso, faz de cada show uma experiência única, de forma que o público possa ter a certeza de que vivência uma unicidade com o artísta. Mesmo em suas peças e filmes, faz questão de criar este contraste de previsibilidade e imprevísivel. Isto é o que realmente considera arte, e a participação de companheiros de profissão e público lhe é fundamental.

O magnífico toque nas diversas cordas, a voz grandiosa, as letras geniosas em combinação. Essa interação de instrumentos, canto e poesia faz dele um artista completo. Amante de todas as artes, também fez história no teatro e cinema. Proporcionando oportunidade a muitos novos valores desenvolverem suas potencialidades.

Como todo artista renomado, também teve os seus “hits”: “Lua e flor”, “A lista” e “Bandolins”; provavelmente sejam os seus, mas mando um recado aos ouvintes destas músicas, não se detenham apenas a elas. Efetivamente descobrirá grandes preciosidades a cada audição. E é por este motivo que o tempo passa e sua legião de fãs não diminui. A qualidade de sua obra é tamanha que não me admira se ainda presenciarmos um...

- Toca Oswaldo!

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação