TEMA

Sarampo, Febre Amarela, Dengue e Corona.

Sarampo: Causada por vírus, e com grande incidência em crianças, é de extrema gravidade e, após erradicada no Brasil em passado recente, está de volta para atormentar a população. Caracterizada pela ocorrência de diversas manchas avermelhadas pelo corpo todo, inicialmente apresenta traços semelhantes a de uma gripe comum. Controlada através da vacina tríplice, foi alvo de rigoroso controle até o final do século passado. Após este período ficou considerada como uma doença controlada, mas eventualmente reaparece em localidades expostas por falta de prevenção.

Febre Amarela: Dividida em urbana e silvestre, sempre foi conhecida por sua versão silvestre, até que o mosquito Aedes Aegypti foi trazido da África através de embarcações, e se tornou o grande disseminador da doença nas áreas urbanas. Foram várias as epidemias nos últimos trezentos anos, e de alta mortalidade até a criação da vacina preventiva. Sua característica principal é o amarelão que se apresenta no corpo do doente. Causada por vírus somente via transmissão por algumas espécies de mosquitos. Hoje vivemos uma fase de epidemias localizadas devido a extrema urbanização.

Dengue: Causada de forma viral através do mosquito Aedes Aegypti, foi identificada no final dos anos 1980. Não tem as mesmas características da febre amarela, embora venha de um mesmo vetor. Tem como característica marcante a dor e peso na cabeça. Sua ocorrência mais agressiva é chamada de hemorrágica e geralmente acontece em pessoas que já tiveram esta doença em outras oportunidades. Ainda não há vacina para a sua prevenção, desta forma, é considerada uma enfermidade das mais preocupantes para as organizações de saúde da América Latina.

Corona: Vírus de fácil propagação, foi identificado nos anos 1960, e desde então vem sendo acompanhado de perto pela comunidade científica. Com variações de alta letalidade, tem atualmente uma versão, covid-19, menos letal que algumas anteriores, mas de extrema facilidade de contaminação. Apresenta-se de forma grave em idosos e pessoas com doenças como diabetes e câncer. Não há nenhuma forma de cura ou medicação apropriada para seu tratamento, por isso o incessante pedido para que as pessoas mantenham-se isoladas o máximo possível.

Como vimos, todas estas, e muitas outras enfermidades são causadas por vírus. Muitos alegam que estes seres estão sendo criados em laboratórios. Outros, que vem do espaço. Mas a ciência afirma que eles já estavam em nosso planeta muito antes de existirmos. O certo é que estes seres quase sempre se valem da falência social humana para se propagarem. Lixo, desleixo, preguiça, pobreza, ignorância... Alguns indícios de que estamos caminhando para a contaminação de todos: Ricos e Pobres. Se por hora o rico ainda pode se medicar, talvez no futuro isto não possa acontecer.

Autor: Arnold Gonçalves


Menu de redações

Menu de redações

          

Próxima redação

Próxima redação