TEMA

Liderança em equipe.

A colocação do tema já é interessante pelo fato de abordar a liderança “em/com a” e não “sobre a” equipe. É tudo o que uma corporação moderna exige como composição do perfil de líder. Já vai longe o tempo em que um líder mandava nas pessoas, hoje, ele facilita o perfeito andamento do ciclo de trabalho, oferecendo ferramentas para que cada trabalhador desenvolva as suas melhores aptidões.

Isto não quer dizer que liderar uma equipe tenha perdido o sentido de ser. O objetivo final de qualquer projeto continua nas mãos do líder, que deverá estar sempre atento para manter o grupo nos trilhos certos e em movimento continuo e ajustado ao desempenho esperado. E com certeza terá que entrar em ação nos momentos turbulentos e conflitantes, sendo uma de suas principais atribuições manter a integração interna do grupo, assim como com profissionais externos a equipe que comanda.

Sabemos que cada trabalhador tem o seu próprio objetivo profissional e pessoal. Em muitos casos entrarão em desacordo entre si. Algumas situações acabam sendo insolúveis, a menos que o líder saiba disseminar o empoderamento de cada liderado ao ponto da autogestão. Desta forma será mais provável a evolução da maioria dos conflitos para a tão pregada sinergia.

A liderança em equipe exige muito do lado comportamental do gestor, assim como conhecimentos em diversas áreas: técnica, administrativa, relacionamentos interpessoais, comunicação, empatia, confiança, companheirismo... São alguns comportamentos e conhecimentos que só com muita pratica e criatividade permitem ao profissional de gestão desenhar sua própria identidade de liderança.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação