TEMA

O tratado de Versalhes.

O tratado de Versalhes foi assinado em 1919, na cidade do mesmo nome, na França. Cerca de um ano após o final da mais sangrenta guerra ocorrida no mundo até então. Não cabe aqui discutir sobre os motivos que levaram a esta terrível guerra, mas sim ao que este tratado significou para a história humana que veio a seguir. Muitos países estiveram envolvidos na primeira grande guerra mundial, no entanto, neste tratado os principais atores foram: Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e França.

Muito além de um tratado de paz, referia-se a um tratado econômico, onde a Alemanha, como principal derrotada, teria que se comprometer a pagar uma espécie de indenização aos vencedores. Havia uma clara intensão de franceses e britânicos em evitar que a Alemanha pudesse reconstruir seu poder industrial e bélico. Particularmente os franceses queriam uma grande reparação financeira e o total aniquilamento da capacidade dos alemães de gerarem um novo conflito futuramente.

Ocorre que ingleses e franceses também contraíram uma enorme dívida junto aos norte americanos. E estes tinham outros planos para os alemães, pois acreditavam que eles precisariam voltar a produzir para poder pagar a vultuosas indenizações. Os ingleses prontamente se alinharam ao grande parceiro da América, temendo melindrar o relacionamento. Os franceses ficaram sozinhos, endividados e sem força suficiente para impor suas ideais aos alemães. Sem o apoio dos Estados Unidos nada poderia ser imposto.

Os alemães sentiram-se humilhados por terem que pagar enorme dívida, a qual julgavam indevida, e não se resignaram com a situação. Lançaram de todas as artimanhas para minimizar estes pagamentos e aos poucos foram recompondo seu quadro industrial e bélico. Enxergaram o tratado como sendo exageradamente perverso e excepcionalmente injusto. Esta situação de exploração sobre o vencido acabou gerando o surgimento do nazismo e da segunda grande guerra, ainda mais violenta.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação