TEMA

O que é cooperação?

Mais do que em relação ao trabalho conjunto, este termo deve ser usado para aqueles que realizam atividades com o intuito de agregar valor ao que já vem sendo feito por um determinado grupo de pessoas. O trabalho cooperativo tem como objetivo um ganho coletivo que esteja acima do individual. É claro que todos nós queremos nos dar bem, mas quase sempre nos daríamos muito melhor após uma tarefa concluída pelo trabalho coletivo de vários profissionais em busca de resultado comum, maior do que o obtido pela labuta individualizada.

Houve tempo em que as cooperativas eram mais comuns na sociedade. Trabalhadores da agricultura, tecnologia, serviços, artesanato, entre tantas outras. Inicialmente pareceu ser um grande negócio e quase todos da região de abrangência aderiam à cooperativa. Com o tempo, aqueles que detinham o poder administrativo das mesmas passaram a levar grande vantagem sobre os demais integrantes, e em alguns casos praticamente escravizaram a mão de obra dos pequenos produtores.

Novas formatações de organizações cooperativas estão surgindo. As mais diversas ONG's são exemplos de cooperativismo em luta por uma sociedade melhor equilibrada. Muitas vezes o esforço de um único trabalhador não gera o resultado esperado, particularmente quando da necessidade de negociar com grandes empresas ou com o poder público. A cooperação entre as pessoas é fundamental para evitar a exploração e atingir metas muito maiores do que o possível para a pessoa humana solitária.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação