TEMA

Uso do esporte como ferramenta de ascensão social.

Incontáveis são os relatos de pessoas que creditam ao esporte a salvação de suas vidas. E muitas destas buscam perpetuar a dádiva reservando parte significativa de seu tempo ao trabalho de disseminar seu esporte entre a garotada das regiões mais periféricas e desprovidas de oportunidades de ascensão social. O objetivo maior sempre é o de manter os jovens longe das drogas e criminalidade. Uma vez atletas, dificilmente largarão este rumo para se tornarem novos escravos do tráfico e de suas muitas facções.

A ascensão social é rara e árdua para quem vem de localidades distantes dos grandes centros urbanos, ou mesmo próximos deles, se nascerem em bolsões de baixo índice de desenvolvimento humano. Nestes locais, o ambiente escolar costuma ser péssimo, e o aprendizado efetivamente danificado. Desta forma fica fácil de ser superado pela concorrência sempre melhor preparada. As ofertas de trabalho oferecidas para quem vem destes lugares são quase sempre subempregos, e a cobrança social maior por permanentemente terem que comprovar honestidade pelo simples fato de serem pobres.

Temos em nossa realidade uma grande leva de esportistas extremamente bem sucedidos, que vieram de lugares sem as mínimas perspectivas de ascensão social. São incontestáveis ídolos e exemplos para toda a extensa massa de jovens que sonham um dia poderem alcançar uma vida digna como lhes é apresentada pela mídia predominante. O sonho do consumismo move essa juventude tanto quanto a necessidade de se livrar das amarras da pobreza eterna que parece lhes chegar como herança.

Alguns grupos políticos governantes acreditam no esporte como potencialidade de manter os habitantes longe dos problemas. Esta distância certamente resulta em economia para o governo nas áreas de saúde, segurança, e tantas mais. Ocorre que parece haver outra corrente política que é contrária ao progresso social de todos, e esta força é grande o suficiente para manter a grande maioria na linha da mediocridade. Não é suficiente os esforços dos grandes esportistas, é necessário o apoio do poder público para o esporte chegar a todos como meio de ascensão social. Mais uma vez a arte da sabedoria ao votar pode realmente salvar.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação