TEMA

Segurança encontrada nas fábricas e empresas

Ainda ocorrem acidentes dentro do processo produtivo das indústrias e empresas atuais. A erradicação total é tarefa árdua e envolve a conscientização de todos os participantes da produção. Mesmo assim, é correto afirmar que houve uma melhora acentuada nas condições de trabalho ao compararmos com o que ocorria há quarenta anos ou mais.

Era comum vermos nas portas das fábricas placas indicando que não havia ocorrido acidentes de trabalho nos últimos cinco dias. Era uma vitória que sempre soava como derrota. Uma semana sem acidentes é muito pouco, mas com o passar das décadas fomos tendo notícias de empresas que ficavam meses, e até anos sem nenhum acidente grave. Note que foram preciso décadas para melhorar qualitativamente o sistema produtivo no que tange a segurança.

Muito desta melhora se deve, a incorporação ao trabalho, o sistema robotizado em áreas críticas relacionadas a periculosidade. As indústrias automotivas são exemplos marcantes; mas outras, como as de construção, tiveram em seu sistema produtivo a adição de diversas máquinas e ferramentas que aliviaram o perigo a que estavam expostos seus trabalhadores. Muitas atividades manuais perigosas foram substituídas por mecanismos automatizados sem a presença direta do ser humano.

Hoje já temos muitos cursos, inclusive de nível superior, voltados para a área de segurança do trabalho. Com o avanço tecnológico que presenciamos diariamente, certamente teremos cada vez menos casos de acidente de trabalho. A associação da tecnologia aos profissionais devidamente preparados para atuarem na área serão de grande valia para a preservação da vida, e mais que isso, para a valorização da qualidade de vida dos trabalhadores.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação