TEMA

Circulação Sanguínea

O sistema circulatório tem muitas funções para a manutenção do funcionamento do organismo humano. É peça chave na distribuição de oxigênio e nutrientes, e ainda serve como vigilância para detectar problemas até mesmo nos mais distantes pontos do corpo. Por este sistema também são transportados diversos hormônios e moléculas. Ou seja, só existirá vida se o sangue estiver correndo nas veias.

É composto por um conjunto altamente complexo de transporte. Sua peça principal é o coração, que serve para o bombeamento do sangue pelos confins do organismo. Nesta movimentação são transportadas toda sorte de elementos através dos inúmeros vasos sanguíneos de maior ou menor calibre. Além do transporte, serve para manter a temperatura corporal e defesa contra agentes nocivos ao organismo.

O plasma é a parte mais liquida do sangue. A medula óssea é uma das principais produtoras de células a serem transportadas pelo sangue. A maior parte das células de defesa e reconstrução partem dela para todas as partes do organismo. As artérias são as veias de maior calibre, ligadas mais diretamente ao bombeamento do coração.

O pulmão também tem enorme importância neste processo, pois é a partir dele que o oxigênio é incorporado ao sangue. Enquanto a circulação proveniente do coração tem a denominação de sistêmica, a pulmonar tem a de periférica. Todo o sangue bombado para o corpo com muito oxigênio retorna ao coração com bem menos oxigênio para ser renovado com a ajuda do pulmão.

O coração é alvo de infindáveis estudos e também das mais poéticas lendas. Embora seja considerado pelos cientistas apenas como uma máquina oca formada por quatro câmaras de bombeamento de sangue; para os poetas e românticos é o orgão que gera a capacidade de sentimento ao ser humano. Não há comprovação a respeito, contudo, é fato que a depressão se faz presente em praticamente todos os pacientes que se submetem a operação na região deste orgão.

Outros elementos também fazem parte do sistema, como o não tão bem definido sistema linfático, a pressão arterial e o sistema nervoso. Os estudos indicam que a principal atribuição do sistema linfático é o de limpar o organismo, eliminando excessos e elementos nocivos. Já se sabe também, que além da limpeza, é responsável pela absorção dos nutrientes originários do sistema digestivo. Ou seja, embora haja a divisão do corpo humano em sistemas, na verdade todos eles estão interligados e dependentes entre si.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação