TEMA

Como são tratados os rodoviários pelo sindicato.

Por definição, todo sindicato existe para defender os direitos e a melhor condição possível de trabalho para os seus associados. Desta forma, o sindicato dos rodoviários existe para proteger os trabalhadores do ramo contra a exploração exagerada dos empregadores. Trabalhando para melhorar salários, conquistar benefícios adicionais e manter a integridade física dos profissionais. Não consta que algum sindicato tenha como pretensão piorar a situação dos trabalhadores, e se alguém divulgar isso é porque está a serviço de um poder explorador e destruidor da sociedade saudável onde há espaço para empregadores e empregados em condição razoável de sucesso.

Para se ter uma ideia da complexidade de um relacionamento entre sindicato e empregador, lembrando que empregador também tem sindicato, é a quantidade de assuntos a serem abordados em um acordo coletivo de trabalho. A seguir vou relacionar alguns destes muitos assuntos que são abordados constantemente e que podem ser encontrados pela internet em forma muito mais detalhada.

Pisos salariais; reajuste salarial; pagamento salarial; comprovantes de pagamento; repouso semanal remunerado; antecipação do 13º salário; remuneração do 13º salário; cômputo da média das parcelas variáveis; remuneração de horas extraordinárias; adicional noturno; adicional de periculosidade; brigada de incêndio; cesta básica; vale refeição; convênio farmácia; assistência médica aos ativos e aposentados; auxílio doença e acidente; auxílio funeral; auxílio creche; seguro de vida em grupo; auxílio a filhos portadores de necessidade especial; vale gás; contrato de experiência; comunicação do motivo de penalidade; homologação de rescisão contratual; pagamento de verbas rescisórias; atestados de afastamento e salários; dispensa do aviso prévio; locação de mão de obra terceirizada; anotação na carteira profissional; multa do fgts; etc.

Com isto fica claro a complexidade de assuntos que um sindicato é obrigado a abordar e com qualidade, pois do outro lado estão representantes extremamente competentes e com a atribuição de conseguir o máximo de vantagens para os empregadores. Atualmente, há uma onda de repulsa dos trabalhadores aos seus próprios sindicatos, mas não precisa ser muito lúcido para compreender que sozinho, cada empregado será praticamente escravizado pelo empregador, dependendo apenas da benevolência destes para ter algum sucesso profissional em sua curta vida.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação