TEMA

Ser prestativo.

Nunca tivemos tantas pessoas educadas em nossa sociedade civilizada. Uma educação cartorária pouco humanizante, que ensina a ler, escrever e fazer contas. Tudo da forma mais básica, mas o suficiente para o que é necessário ao nosso conviver. O comum entendimento em relação as pessoas prestativas é a de que são as mais educadas, o que não é bem verdade. Constatamos facilmente o quanto muitas pessoas formadas em nível superior pecam pela falta de sentido prestativo. Frutos do formato de ensino atual. Procedem como que nascidos para serem servidos e não servirem.

A pessoa prestativa é aquela que está sempre atenta a intervir em favor de seu companheiro de jornada. Seja em casa, no trabalho, na rua, em qualquer lugar. Sua gratificação é perceber o bem estar geral, e com esta intensão acorda quase todos os dias de sua vida. Uma pessoa verdadeiramente prestativa está sempre esbanjando otimismo e se incomoda com aquelas que pouco fazem de bom e produtivo. Gostam de pessoas, de todas elas. Gostam de conversar e ouvir, de se relacionar.

Perceba que há uma grande diferença entre ser educado e ser prestativo. O educado, e não prestativo, sabe os seus limites, pois está devidamente adequado aos padrões sociais. E é dentro destas limitações que se movimentam, quase sempre em busca de obter benefício próprio. Não há nada na educação convencional que indique ao cidadão a necessidade da presteza gratuita. Só ajudam pela força da remuneração do deus dinheiro, ou pela ambição por futuros benefícios, ações que não representam verdadeiramente a ideia de prestatividade.

Esta é uma questão mais ligada a cidadania. Em alguns momentos assistimos campanhas neste sentido. Mas nem governo, nem cidadão, parecem saber ao certo sobre o correto proceder. Ser prestativo, muitas vezes é entendido como ser intrometido. Muitas pessoas não gostam e não querem receber ajuda. Pessoas prestativas as vezes exageram na benevolência, e acabam sendo magoadas e mal entendidas. Todos nós devemos nos doutrinar a sermos mais acessíveis aos gestos de auxílio, e a gentileza é a melhor forma de todos nos tornarmos prestativos de verdade, e não simplesmente cidadãos educados.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação