TEMA

Atitude não exige talento.

Muito se discute a respeito do desempenho profissional. São criados os mais diversos métodos proclamando sucesso imediato. Ocorre que quase sempre não surte o efeito desejado por quem os consome. Vencer no mundo corporativo exige um complexo entrelaçamento de aptidões e características que se complementam. Para cada atuação é necessário um perfil adequado. Mas não fica nisso, pois é crucial estar no lugar certo, na hora certa. É fundamental ter a ajuda de Quem Indica, ou de Quem Seleciona. Tem que cair nas graças, tem que ter sorte.

O talento é relevante, principalmente para a manutenção e ascenção profissional. Sem deter algum talento diferencial, é muito difícil sobreviver por muito tempo neste emaranhado de relacionamentos em que quase todo tipo de trabalho se tornou. O perfil puramente técnico perdeu valor, e somente os profissionais com aptidões comprovadamente específicas e absolutamente únicas conseguem seguir neste universo em que o trabalho solitário é visto com maus olhos. O valor do talento individual, como entendiamos no passado, foi substituído pelos talentos apropriados para a relação em grupo.

É aqui que a atitude ganha força e destaque em termos de desempenho. É uma qualidade que está mais interligada ao relacionamento pessoal do que ao trato técnico do trabalho a ser executado. Contar com este comportamento típico de ação é o mesmo que deter um talento especial. Quem tem atitude esboça um perfil de liderança e o contexto atual aprova e louva tal capacidade. O profissional identificado por este quesito passa a ser considerado um capital humano de qualidade superior.

Embora elevada a situação de talento, a atitude não nasce com a grande maioria das pessoas. É uma daquelas qualidades passíveis de serem desenvolvidas com o correr da vida. De acordo com as situações em que cada individuo é colocado a prova, ele toma, ou não, certas condutas que o leva a uma postura mais ativa e positiva em relação aos problemas e indagações. Enfrentar com a maior carga de positividade possível cada momento de tensão e decisão, é estar desenvolvendo a capacidade de atitude.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação