TEMA

Expectativa quanto ao curso de Administração

Não há dúvidas de que, hoje, para trabalhar na área administrativa de uma grande empresa não é mais um diferencial ter o curso superior em Administração, mas sim um requisito básico. Embora muitas outras formações ganhem espaço no ramo administrativo, o curso de Administração ainda é o mais recomendado, sobretudo para quem pretende participar ativamente da gestão dos empreendimentos. Já que o administrador é formado com o objetivo de se tornar apto a analisar o contexto corporativo como um todo, podendo assim, realizar as melhores tomadas de decisões.

Historicamente, o curso de Administração sempre foi escolhido prioritariamente pelos estudantes com emprego fixo na área, ou aqueles, cujos familiares já possuem uma empresa estabelecida. O que não quer dizer que outros estudantes adentrem por este incrível universo, e estes, certamente serão aqueles com maiores dúvidas e incertezas quanto ao seu futuro. Dependendo da conquista de um bom estágio para seguir na carreira.


Há aqueles que entram no curso com vistas aos concursos públicos, pois muitas são as funções administrativas nos órgãos governamentais. Os novos ventos políticos não andam favorecendo muito e os benefícios; como estabilidade de emprego, aposentadoria integral e altos salários, estão minguando. Já não parecem mais reluzir tanto aos olhos de quem vai ingressar no ensino superior. Outros, sonham com o negócio próprio, e a administração está bastante atrelada ao empreendedorismo, mas é fato que a grande maioria das empresas fecham as portas rapidamente.

É uma área bastante abrangente e com relativa acessibilidade a um emprego, contudo, os bons salários só serão alcançados com muito estudo e empenho. Desta forma, o estudante já ingressa no curso sabendo da necessidade de seguir em frente através de variadas pós-graduações, MBA, e cursos de especialização. Justamente por ser uma área abrangente, exige uma gama de conhecimentos muito extensa e variada em relação aos assuntos.


Como todas as áreas de conhecimento e de desenvolvimento profissional, envolve uma grande quantidade de possibilidades e características. Somente com muita reflexão e auto conhecimento será possível afirmar que é o melhor rumo a seguir. Deve-se ter em conta que é um serviço basicamente burocrático e de pouca intervenção física. É também uma área de grande interação humana, ou seja, as relações interpessoais são de extrema relevância, não cabendo espaço para pessoas introspectivas. Estas certamente ficarão estagnadas em cargos de menor escalão. Reflita sobre quem realmente é, e o que quer.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação