TEMA

Sociologia da infância

De forma geral, o mundo infantil permanece em sua invisibilidade perante o estudo convencional dos assuntos sociológicos. Por que, então, tratar a respeito do assunto? Pelo fato de ser este um dos ramais mais prováveis de crescimento da ciência social num breve futuro. Não que seja uma ramificação moderna, mas somente com os primórdios do novo milênio é que alcançou maior relevância, dissociando-se cada vez mais de seus correlatos; sociologia da educação e família.

Nunca na história da humanidade, a criança foi alvo de tanta atenção e cuidado, e, apesar disso, a quantidade de relatos de exclusão, sofrimento e depressão; continuam crescendo de forma alarmante. A sociologia da infância ganha importância neste quadro por indicar um ponto focal de visão social geral partindo do referencial infantil.

A criança sempre foi considerada um semi humano. Um adulto em trãnsito seguindo pelo processo de construção rumo a era adulta. Sem voz alguma, sempre alijado das reuniões de tomadas de decisões. Só iniciava o processo participativo na sociedade após o casamento, no caso dos homens, ou após a geração de filhos, no caso da mulher. Isto explica porque a sociologia do passado pouco se importou com a infância.

A sociologia moderna propõe o estudo mais aprofundado das crianças enquanto ativos atores sociais, e da infância enquanto categoria social constituída. Por serem dependentes do mundo adulto, sofrem toda sorte de influência deste em seu ambiente particular, mas o tempo faz com que cresçam e sobreponham este mundo dos antigos adultos com uma nova realidade que trazem de sua desconhecida formação interior.

O desenvolvimento da sociologia aponta para a criança como um dos centros da reflexão. Tudo leva a crer que assim como o mundo infantil espelha o mundo adulto, o inverso é tão ou mais verdadeiro. Nunca foi tão claro que a maior parte dos problemas sociais tem como fonte as experiências experimentadas na infância, e o profissional das áreas sociais terão pela frente grandes desafios e oportunidades de desenvolvimento e de realização em prol da melhoria da sociedade.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação