TEMA

O Brasil tem jeito?

Não há dúvida alguma que sim, mas ao que tudo nos indica aquela vida de sonhos não será fácil de ser atingir. Ricos ou pobres, cada país deste globo terrestre encontra suas limitações e problemas. Nada é perfeito, nem mesmo no mundo escandinavo ou em terras norte americanas iremos encontrar a realidade imutável da perfeição. A cada meta alcançada, um novo objetivo é traçado. É do modo de ser humano este eterno sentimento de insatisfação e busca pelo cada vez melhor. Fator obrigatório para nos motivar a viver no dia que se segue e além.

Mas, voltando ao Brasil, espaço amplamente carente de melhorias, podemos ainda assim constatar tremendas melhoras no convívio social e sobrevivência individual. Há não muito tempo atrás éramos quase todos analfabetos, desdentados e descalços. Não vou nem voltar um pouco mais no tempo, porque o chicote certamente iria estalar e muito sangue jorrar. Há bem pouco tempo tinha gente morrendo de fome, outros, de doenças facilmente controláveis. Grandes parcelas das crianças não chegavam ao tempo de vida adulta, e das que conseguiam muitas não podiam levar uma vida digna na maturidade.

É fato que estamos tão, tão distantes de uma forma de vida europeia, e bem provavelmente nunca a teremos, pois somos diferentes em formação, e o caminho para a nossa realização será único. Não adianta focar no norte americano, embora mais próximo, também teve uma história estruturalmente diferente. Estamos caminhando a passos mais lentos rumo ao progresso, mas o painel social que vimos ao comparar a realidade atual com a passada é de fácil demonstração quanto ao registro de evolução que conseguimos. Vamos ter fé, tem que ter fé. Se não der para nós, quem sabe para nossos filhos... Ou netos...

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação