Terapia da Cozinha

TEMA

Sentimentos em ser um aluno de colégio particular

É, sem dúvida, um privilégio ter a oportunidade de estudar numa rede de ensino particular de excelente qualidade. Mas nem tudo são flores e alegrias dentro de um mundo educacional onde os jovens são preparados para vencer e qualquer resultado diferente será um caos na vida deste estudante. Todos esperam pelo seu sucesso, principalmente seus pais, que enterram volumoso recurso financeiro nestas instituições com a finalidade de poderem descansar na velhice, após constatarem a ascensão profissional de seus filhos. Ocorre que este quadro gera uma pressão muitas vezes sufocante nos jovens, impedindo-os de progredir como o esperado.

Em um mundo cada vez mais competitivo, parece não ser suficiente a garantia de um bom estudo. As melhores escolas particulares de ensino médio começam a abrir mão de um preparo generalista, e passam a agir como um curso de preparação especifico para a aprovação nos vestibulares das universidades mais reconhecidas. Passa a ser muito mais importante fazer o aluno passar na melhor instituição de ensino superior, do que realmente aprender e fixar os melhores conceitos sobre todos os saberes da humanidade. Nas escolas de ensino médio, fica muito evidenciado este modo de proceder pela competição.

Os jovens alunos se adaptam como podem, e apesar de estarem imersos neste ambiente de competitividade entre as escolas, da inicialmente velada cobrança de resultados pelos seus pais, pelo peso na consciência por ter desejos diferentes dos objetivos traçados por escola e familiares para o seu futuro. Ele aprende, se capacita para poder competir em pé de igualdade em qualquer parte da sociedade. Muitas vezes abdica momentaneamente de seus sonhos mais íntimos, pois entende que está colocado no melhor dos mundos da educação que conhecemos na atualidade, e deve uma satisfação a todos: Vencer!

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação