Terapia da Cozinha

TEMA

Atuação da enfermagem no cuidado da criança na puericultura

Primeira coisa a ser pesquisada é o significado de puericultura: Especialidade médica que trata do cuidado das crianças durante os primeiros anos de sua vida. Está claro, então, que os profissionais da enfermagem também devem aplicar-se no aprimoramento de seus conhecimentos com a finalidade de refinar o modo de proceder diante destes pequeninos seres humanos em situação de extrema vulnerabilidade. Em algumas cidades podemos encontrar hospitais especializados e exclusivamente projetados para o atendimento infantil, mas infelizmente ainda é raro. O que encontramos com maior facilidade é a presença de maternidades, que praticamente encerram seu trabalho ao liberar a mãe e bebê após o parto.

A fase da puericultura exige um acompanhamento continuo e sistemático do desenvolvimento da pessoa. A avaliação do crescimento, desenvoltura, vacinação e orientações aos pais é constante e pacientemente repetitiva. Neste âmbito, o trabalho da enfermagem ganha grande importância, já que os conhecimentos de higienização, prevenção e socorro são elementos básicos da formação de uma enfermeira. A maior aproximação que o paciente encontra com o pessoal da enfermagem, torna este profissional o mais apropriado para ministrar as orientações pertinentes para cada situação corriqueira enfrentada pelos pais em ambiente doméstico.

Com o advento das estratégias governamentais relativas ao trato da saúde mais aproximada das famílias, a importância do profissional da enfermagem ganhou ainda mais notoriedade e poder de ação definitiva para o bom andamento do desenvolvimento infantil no que tange a saúde. Além da sistematização no acompanhamento da criança, cria-se um vínculo humanizado com a população, facilitando as mudanças de comportamento para melhor através do relacionamento de confiança. Nesta relação ganham todos, pois há maior possibilidade de visualização dos resultados obtidos, e os pais se sentem mais confiantes em agir conforme o solicitado. Posto isto, espera-se que a enfermagem amplie ainda mais suas atividades na área da saúde da família.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação