TEMA

Por que continuar meu curso de logística?

Como outras ciências, a logística, fundamentalmente focada na área militar, hoje é preponderante para o desenvolvimento e mais que isso, para a sobrevivência das empresas num ambiente de competitividade feroz e imprevisível. Então, se um aluno do curso de logística entra em crise existencial, questionando a possibilidade de estar ali estudando para nada, engana-se, pois é área em grande evolução e ganho de importância no mundo dos negócios.

É aplicada em quase todos os setores e estruturas. Peça chave para a definição de estratégias de uma corporação. Aliada ao desenvolvimento de inteligencias artificiais provenientes dos sistemas informatizados, apresenta aos gestores uma gama infinita de caminhos e projeções para o futuro. Não importa a área de negócio, tudo pode ser mapeado, a informação não é mais problema para o mundo moderno. A dificuldade atual está em como tratar toda essa massa de dados de forma a obtenção de lucro e sucesso. A logística ganha status de ciência poderosa, pois é aquela que traça os melhores caminhos a serem seguidos.

A sua aplicação clássica voltada para a movimentação e armazenamento de materiais ganha ainda mais importância com a necessidade de minimizar o tempo, espaço e desperdício. O Brasil sempre esteve atrás neste contexto, já que, baseado na vasta oferta e produção de bens básicos de consumo, historicamente não se preocupou com o aprimoramento da logística. Recentemente surgiu a preocupação com a dependência em relação ao transporte de carga rodoviário, finalmente houve a percepção comum de que a malha ferroviária não foi alvo de modernização, muito pelo contrário, foi praticamente extinta. Assim como ocorreu com o transporte naval. Os portos secos ainda são raros e mal aparelhados, etc.

Diante de um panorama tão vasto e abrangente, não há como desanimar. A logística é sim uma área de grande futuro em nossa sociedade. Até porque haverá de ser usada até mesmo no trato mais ínfimo do ser humano, que atinge recordes populacionais a cada década. Desafiando as perspectivas científicas que dão conta da impossibilidade de tamanha quantidade de pessoas poderem sobreviver simultaneamente. Cabe a logística resolver esta situação.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação