A pedagogia tem como destino fixar-se definitivamente como a ciência da educação. Através dela haverá o desenvolvimento dos melhores rumos a seguir no delineamento da pessoa humana. Até bem pouco tempo atrás era totalmente focada para o ensino fundamental, mas as coisas mudam e hoje qualquer curso de pós-graduação exige conhecimentos pedagógicos com vistas a preparar os professores especialistas para saberem de qual forma devem aplicar seus conhecimentos no ensino.
Atualmente é dividida em diversas concepções, o que a vem tornando uma ciência muito mais ampla e complexa, indo a fundo no desenvolvimento do cientista educacional. Três destas concepções detém uma maior abrangência de conteúdo e aplicação. São elas: Pedagogia filosófica, pedagogia tecno-científica, e pedagogia crítico-emancipatória.
Filosófica tende a compreender o homem em um formato integral, voltada totalmente para o humanismo clássico, iluminismo, romantismo e idealismo.
Tecno-científica é baseada na experimentação. Tem, com isso, o foco totalmente voltado para a razão empírica, e as suas normas, prescrições e fluxos.
Crítico-emancipativa tem inspiração nos elementos do desenvolvimento social. Busca romper com as ordens sociais majoritárias da atualidade, e preza por caminho de crescimento social autônomo e independente.
Embora tenha ficado momentaneamente para trás até a década de 1990, vem recuperando espaço e hoje é vista no mesmo patamar de outras ciências próximas como a psicologia e a sociologia. Hoje, em um mundo pluralista é muito necessário a associação destas e de muitas outras áreas do conhecimento para que seja atingido o melhor para o desenvolvimento do ser humano desde a sua mais tenra idade.
Autor: Arnold Gonçalves
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