TEMA

O trabalho infantil deve ser proibido no Brasil

A proibição do trabalho infantil tem como objetivo evitar todas aquelas explorações que historicamente ocorreram. Esta modalidade de exploração profissional á acentuada quando se trata de um país subdesenvolvido como o Brasil. A tendência a explorar os mais fracos em busca de maiores lucros é verdadeira, e o cidadão em sua mais tenra idade é presa fácil, particularmente em situação de dificuldade financeira familiar. Sendo assim, enquanto nosso país estiver inserido neste contexto, o trabalho infantil deverá continuar proibido e com forte ação de repressão contra a atividade dos capitalistas predadores, que se baseiam na exploração do próximo para enriquecer.

As atividades inerentes à infância devem ser preservadas para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável, porém, embora não sejam consideradas trabalho, muitas atividades estão tomando o espaço na vida das crianças com um resultado tão danoso quanto se estivessem trabalhando de fato. Há exagero em manter a criança sempre em atividade através dos mais diversos cursos, como línguas, música, dança, esportes, informática, e muitos outros; de acordo com a criatividade dos pais e dos empreendedores voltados para este novo nicho econômico.

Desta forma temos um quadro ainda mais preocupante, pois o sentimento das crianças é a de que estudar é a sua forma de trabalhar. O stress é grande, e sem recompensa palpável como é a do salário. Pior, recebem ainda a cobrança dos pais por estarem pagando a mais por estas atividades adicionais, além da sensação de rejeição por sentirem que a família os querem ver longe de casa o tempo todo. Esta situação é resultante da exploração sofrida pelos próprios pais que trabalham o dia inteiro e pouco podem estar presentes para ajudar na formação destes novos seres humanos.

Em uma sociedade civilizada, os pais jamais poderiam ser tão afastados de suas crias, mas hoje, pai e mãe trabalham o tempo todo e ainda encontram dificuldades para manter a família em uma situação minimamente confortável. O ideal seria a criança começar a aprender trabalhar ao lado dos pais em suas atividades profissionais e cotidianas diárias, mas isto, no mundo moderno, parece mais utopia. Então, estamos diante de um grande problema: Somente proibir o trabalho infantil não irá resolver o problema das crianças. Mas, no fim, elas são só crianças mesmo...

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação