TEMA

A sobrevivência da cultura indígena no Brasil Contemporâneo.

Se a nossa cultura urbana muda constantemente tornando-se completamente diferente de como era à algumas décadas, imagina só como se dá a mudança no que diz respeito a cultura indígena. Eu, enquanto um típico habitante urbano das maiores cidades brasileiras, tendo a imaginar romanticamente um mundo indígena totalmente diferente do que provavelmente o é. Mas, exercitando a razão, a menos que haja uma ruptura radical na forma geral do ser humano viver socialmente, os índios terão necessariamente que se ajustar a forma de viver predominante, ou serão simplesmente eliminados.

Este sentimento de que há necessidade de se adaptar para sobreviver já é visível. Prova é a crescente emigração de indígenas das tribos para as cidades em busca de formação acadêmica. Muitos deles estão retornando para auxiliar o restante do grupo na adaptação à nova forma de viver, mas, muitos também não retornam e se incorporam a sociedade urbana. Além dos que saem para estudar, há aqueles que saem rumo às cidades para vender toda sorte de produtos artesanais, e muitas vezes não retornam, tornando-se índios urbanos, uma nova classe de excluídos dentro de nossa sociedade “civilizada”...

O conteúdo integral desta página teve que ser retirado por passar a fazer parte do livro “Redação Sob Encomenda”, lançado em Agosto/2019.


Livro Redação Sob Encomenda


Este livro pode ser adquirido através dos seguintes links:

Editora Chiado

Livraria Travessa

Livraria Martins Fontes

Site do Escritor

PAGSEGURO

Livraria Cultura

Livraria Saraiva

E também nas livrarias Blooks e Curitiba.

Saiba mais sobre o Autor e suas obras:

Site do Autor

Mas temos outros ótimos textos que podem ser visualizados, consulte nosso menu:

Menu de Textos