TEMA

Qual a visão de Durkheim para o trabalho?

Ao falar sobre a visão de Durkheim em relação ao trabalho temos que remeter às chamadas sociedades simples, existentes muito antes da revolução industrial e o seu impulso capitalista que nos envolve até os dias de hoje. Durkheim separa o trabalho em dois aspectos: A solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica. Afirma que existe uma consciência social padronizada, que é transmitida de geração para geração impondo comportamentos sempre iguais, ou muito parecidos. É como se existisse um corpo social, um ser vontade própria, que se impõe à vontade particular de cada individuo. Os indivíduos são obrigados a aceitar a vontade do corpo social para se manter aceitos pelo grupo social. Indivíduos que afrontam o corpo social são corriqueiramente eliminados fisicamente ou moralmente. Podem ser mortos, expulsos ou postos a margem do processo, o que significa uma morte lenta e dolorosa. A esta conexão forçada deu o nome de solidariedade mecânica.

Com o aumento da população, este núcleos mecânicos foram se multiplicando de tal forma que um não conseguia mais intervir sobre os outros, criando uma pseudo liberdade. Neste momento surge a solidariedade orgânica, onde os diversos grupos mecânicos interagem entre si formando um corpo social ainda maior, e mais poderoso, apesar da falsa Ideia de liberdade que o ser humano passa a desfrutar. Como o corpo social necessita manter o todo padronizado, cresceu a importância de áreas como moda, arte, jurídica, legislativa, esporte, etc. Visando estabelecer limites de comportamento e de liberdade. Elegendo o comportamento individual como sendo moral ou imoral. Aí se enquadra o trabalho como sendo uma atividade moral e extremamente importante e reconhecida pelo corpo social maior.

O homem, célula menor deste organismo vivo, levado pelas convenções passadas de geração para geração, e pela esperança de atingir os altos postos do corpo social, acredita que age corretamente ao trabalhar, mais do que teme ser posto de lado caso deixe de trabalhar ou afronte os padrões.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação