TEMA

Internet nos dias atuais. O uso de abreviação na internet.

A internet atualmente é a mais grandiosa fonte de comunicação entre as pessoas, e a cada dia vem se tornando a mais grandiosa fonte de negócios também. Todos conhecem o poder do facebook, orkut, twitter, youtube, etc. O que nem todos sabem é poder de negócios de um mercado livre, submarino, catho, etc. Empresas que nem tem loja real, mas que vendem como gente grande. Os bancos também estão direcionando fortemente os negócios para o mundo virtual, num futuro bem próximo as agências ficarão vazias, e muitas delas serão fechadas ou direcionadas para serviços específicos. Quanto aos jornais e revistas, estes só sobrevivem em sala de espera de consultórios e salões de beleza; globo, ig, uol, etc. Este já se tornaram a fonte de referencia para quem quer se atualizar quanto as notícias. Com a popularização do acesso e a invenção de acesso sem fio houve uma explosão. Os acessos por celular estão aumentando em ritmo acelerado, e em breve, será a partir destes minicomputadores é que tudo acontecerá.

Quanto ao uso de abreviações na Internet, é um problema, apesar da maioria acreditar que não. Quem prega a abreviação alega que o objetivo é dinamizar a comunicação. Afirmam que a pessoa não vai desaprender a escrever por causa disso. Acredito que o costume pode, sim, prejudicar a escrita da pessoa. Se um dia ela precisar escrever corretamente, terá dificuldades. Embora que os corretores ortográficos estão ficando cada vez mais inteligentes e já até sugerem a palavra a ser usada, logo eles estarão escrevendo para a gente. E se bobear, não vamos precisar mais ler nem escrever. O mundo dá tantas voltas que vamos acabar analfabetos novamente. O duro da abreviação é que não existe uma norma oficial de abreviação. Existem algumas convenções, mas não há regras, como na abreviação gramatical. Penso que um passo importante para o futuro próximo seja o de normalizar esta abreviação para a Internet e divulgá-la intensiva e constantemente.

Fiz uma rápida observação pelos fóruns e bate papos da vida e encontrei algumas coisas que nem sei se pode ser considerado como abreviação: "naum" para dizer "não" (a abreviação ficou maior que o original); "flw" para se despedir (de "falou", que já é uma gíria, e finalizando com "w"!); "+" e "-" para dizer "mais" e "menos" (legal! Daqui a pouco vamos estar desenhando igual aos chineses). É! Vai ser difícil normalizar isso aí. É melhor deixar como está para ver no que vai dar.

Autor: Arnold Gonçalves

Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

próxima redação