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Versão em arquivo .doc (com imagens)Reinaldo Pereira de Aguiar[1] RESUMO: Este artigo tem por objetivo principal
explicar o “Ensino” de Língua Portuguesa, especificamente a parte da gramática
que trabalha a escrita padrão, que é a ortografia. Discutir a ortografia
na práxis pedagógica tradicional e moderna, bem como, as influências das
TICs na aprendizagem do educando. Analisar como se pode aproveitar estes
recursos tecnológicos em favor do ensino-aprendizagem, somando novos
conhecimentos e novas metodologias de ensino inovador. E assim o ensino da
Língua Portuguesa, especialmente com este novo acordo ortográfico que estará
sendo aplicado em todo o Brasi a partir de 2012 é preciso o professor conhecer
as novas regras, bem como ter novos conhecimentos das Novas Tecnologias da
Informação que estão disponíveis no mercado para ser verdadeiro mediador do
aluno. Assim o conhecimento do aluno terá bastante proveito e despertando
interesse pelas aulas ministradas pelos professores. This article aims to explain the
main "lessons" of the Portuguese language, specifically the part of
grammar that works written standard, which is the spelling. Discuss the
spelling in traditional and modern pedagogical praxis as well as the influences
of ICTs on student learning. Analyze how you can take advantage of these
technological resources in favor of teaching and learning, adding new knowledge
and innovative teaching methodologies. It is like this the teaching of the Portuguese
Language, especially with this new orthographic agreement that will be being
applied in the whole Brazil starting from 2012 it is necessary the teacher
he/she to know the new rules, as well as to have new knowledge of the New
Technologies of the Information that are available in the market to be the
student's true mediator. The student's knowledge will have like this plenty of
profit and waking up interest for the classes transmitted by the teachers. PALAVRAS-CHAVE: Português - Ensinar
ortografia – Tradicional - Moderna. 1 Introdução Ensinar é um ato de percepção que acontece em
ambientes de convívio social, como por exemplo: em casa, na rua, na igreja e em
especial na escola. Nesta acontece a educação formal. A escola é o local que
secundariza a educação do indivíduo por intermédio do ensino formal. E esta
instituição objetiva informar e formar indivíduos capazes, críticos e
reflexivos. A palavra ensinar para FERREIRA (2000,
p. 270) significa: “EN.SI.NAR: v.t.d. 1. Ministrar o ensino de;
lecionar. 2. Transmitir conhecimentos a; instruir [...]”. Para Piletti (2001, apud Faria 2011),
Ensinar, do latim signare, é “colocar dentro, gravar no espírito”. Em
outras palavras, é aquele ensino que só sabe “marcar” e “passar” a lição. Deste
conceito etimológico surge a definição de ensino na forma tradicional: “Ensinar
é transmitir conhecimentos”, ou seja, baseia em aulas expositivas e
explicativas. Em outras palavras, o professor transmite o que sabe, e o aluno
“tenta” reproduzir o que foi repassado. Enquanto que, para ensinar a Língua Portuguesa
deve utilizar a práxis pedagógica de forma consciente e coerente, além
de plena dedicação é necessário saber usar suas habilidades a fim de facilitar
o ensino-aprendizagem. Quando se fala em ensino, deve se trabalhar de forma
contextualizada, utilizando a realidade do educando, facilitando o processo de
ensino-aprendizagem entre os educandos e educadores, obtendo resultados
esperados com o ensino. É ciente de que vários são os problemas
relacionados ao ensino da Língua Portuguesa, bem como em todas as outras
disciplinas do currículo escolar das escolas públicas e até mesmo em escolas
privadas, dentre alguns destes problemas estão: a falta de infraestrutura,
falta de profissionais capacitados (recursos humanos) para manusear os
recursos tecnológicos, falta de recursos materiais (tecnológicos), além da
baixa estima dos profissionais por vários motivos. Com a inserção de novas tecnologias na
educação, a exemplo do computador, da TV, do DVD, da TV pen drive, dentre
outros recursos, o processo ensino-aprendizagem passa a ser ressignificado e,
consequentemente as práticas pedagógicas são reavaliadas em prol de uma necessidade
emergente de caráter social e cultural denominada: educação integrada em rede, nas diversas linguagens. Assim objetiva a nova práxis pedagógica
na escola, necessária para atender os desejos e ansiedades do discente,
acompanhando a modernidade, utilizando as novas TICs sem obstáculos em sala de
aula. Os diversos recursos tecnológicos chegaram ao
mercado a fim de agilizar, ajudar e contribuir para com os seus usuários em
seus diversos setores sociais, como por exemplo: na educação, na saúde, na
segurança, bem como no trabalho, e com isso as novas tecnologias integram
diariamente as nossas atividades. Assim sendo, foi selecionado um conteúdo
específico para ser trabalhado com alunos das 7ªs e 8ªs
séries, que teve como influência na escolha deste tema o resultado da pesquisa
feita pelo acadêmico, ora autor deste trabalho, em outubro de 2010 nas Escolas:
Estadual Vicente Machado Menezes e Colégio Estadual Murilo Braga, como segue o
gráfico abaixo:
FONTE : Própria Diante destes resultados não tem melhor
conteúdo a ser trabalhado com alunos do 4º ciclo do Ensino Fundamental que foi
aquele conteúdo de maior importância, segundo opinião dos educandos que é a “ortografia”. Com o desenvolvimento deste trabalho será
exposto qual a influência das tecnologias, especificamente o computador, com a
“ferramenta” internet na ortografia do educando, motivando como escrever de
acordo a Norma Gramatical Brasileira (da Língua Portuguesa) utilizando os
diversos recursos humanos e materiais. Este trabalho também irá demonstrar as
formas de criação e inovação no trabalho da ortografia em sala de aula. E assim iremos utilizar o recurso humano
através de amostras de palavras, ditado, utilização do dicionário manual e
virtual, além de utilizar o recurso de erros ortográficos no editor de texto BR
Office writer, software livre. 1.1 A tecnologia na educação A contemporaneidade exige
o manuseio das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para desenvolver o
ensino-aprendizagem para o discente. O indivíduo necessita dessa inovação para
atender os objetivos da educação no sentido amplo como ser crítico e reflexivo. E inúmeras são as relações sociais de
diferentes povos devido a globalização. E para alavancar o desenvolvimento
social e econômico-financeiro essas pessoas utilizam o recurso tecnológico da
informatização que é o computador, conectado à internet, comunicando com maior
rapidez. E a educação formadora de conhecimento, na qual
tem o professor como mediador e instrutor de informações necessita estar a par
da modernidade, a fim de despertar o interesse do aluno em frequentar, participar
e interagir em
sala de aula,
objetivando aprender novos conhecimentos, e melhor “conhecer o
mundo” através de ensinamentos transmitidos e mediados pela escola. Com isso toda a comunidade escolar só tem
a acrescentar na formação do indivíduo,
obtendo maior eficiência
e eficácia em
seu “produto final”
que é o aluno, “construindo” um
ser crítico, reflexivo e conhecedor de informações
conforme requer a Legislação Brasileira Educacional. Alguns dos meios tecnológicos no qual o
indivíduo obtém informações de imediato através da: internet, televisão,
do rádio, dos celulares que são extremamente necessários para o
cotidiano. Enquanto tempos atrás essas informações demoravam dias, e até meses
para que o receptor obtivesse essas informações. E
para que a
tecnologia tenha uma maior
receptividade na escola é necessário possuir recursos materiais e humano pelo
menos suficiente para o devido funcionamento. Quanto aos recursos materiais incluem-se os
equipamentos tecnológicos e a infraestrutura adequada. E enquanto aos recursos
humanos são necessários profissionais devidamente capacitados. O professor, ou a escola poderá atuar em prol
da educação inovadora, fazendo parceria com alunos experientes e preparados
para mediar essas aulas com o uso dos novos recursos tecnológicos,
incentivando e concedendo oportunidades a esses futuros profissionais,
mostrando as suas habilidades, atuando como monitores, e com isso estarão
colaborando com a educação. Conforme
destaca Cysneiros (2011): Na escola, o educador também
poderá começar a explorar a ferramenta com a ajuda de alunos ou alunas
experientes, como oportunidades para início de novas relações entre aluno e
professor. No mundo complexo de hoje, todos nós temos algo a ensinar e a
aprender, independente do sexo, idade, posição social, e a escola poderá
aproximar-se da vida também neste particular. 1.3 A
influência das novas TICs na ortografia dos usuários O ser humano é um ser social e a sua
personalidade, e seu comportamento e sua
educação é construída a partir do seu habitat, ou seja, o
relacionamento social com outras pessoas por meio do convívio na comunidade. Então as abreviações
utilizadas nas salas de bate-papo, chat, msn, blog, fotoblog, twitter e
mensagens em celular
interferem na ortografia
do indivíduo, pois
a habitualidade faz com que aquela palavra fixe mentalmente como se axa
que deve ser a escrita. Aquela forma que o peopleware escreve através de
abreviações ou clichês, ou até mesmo na forma de gíria, como por exemplo: vc,
ocê, propietário, pq, naum, neh, kadê
vc? axo, dentre outros. Estas são palavras denominadas internetês
que influenciam na ortografia do educando. Segue abaixo gráfico com
resultado da pesquisa realizada pelo acadêmico, autor deste trabalho, com os
alunos das mesmas escolas descritas no gráfico 1.
FONTE: Própria Por outro
lado, tem-se bastante enriquecimento com o uso das TICs em favor da aprendizagem
e conhecimento do usuário quando ele utiliza pro indivíduo, acessando os
sites de pesquisa e vídeo, como: google, altavista, cadê, you tube,
entre outros, quando
ele objetiva aumentar o
seu conhecimento para
sua vida escolar,
pessoal e profissional. Usando o computador
conectado à internet poderá adquirir softwares educativos livre e/ou
proprietários, podendo encontrar cursos on-line, curso de inglês, aulas
de português, cursos de informática e o melhor, muitos destes cursos autorizam
e concedem gratuitamente certificado. Como Cursos no site da Fundação Getúlio
Vargas: <https://www5.fgv.br/fgvonline/default.aspx>, bem
como consultas aos dicionários pela web: <https://www.dicio.com.br e
https:://michelis.uol.com.br>, Cursos on-line também promovidos pelo SENAI no
site: <www.senai.br/ead/>. Portanto, a
internet é uma ferramenta que tem bastante contribuição com informações, e a
vantagem desta “ferramenta” a maior delas, é a rapidez em receber ou enviar
informações, que a partir destas, às vezes são transformadas em conhecimento. A internet
disponibiliza softwares educativos livre que poderão ser usado
eletrônica ou virtualmente. O software educativo é: “todo aquele que possa
ser usado para algum objetivo educacional, pedagogicamente defensável, por
professores e alunos, qualquer que seja a
natureza ou finalidade para a qual tenha sido criado” Lucena (2000, apud
Neitzel et al). Dentre alguns
dos softwares educacionais estão: o creative writer, a
turma da mônica, dentre outros. 1.4 Vivenciando a ortografia de forma criativa e inovadora São várias as formas para
trabalhar a ortografia, dependendo da criatividade e habilidade do profissional
educador. Na forma tradicional, a aula
é feita por exposição de conteúdos pelo professor “demonstrando” o seu saber,
sendo que poderá utilizar as regras ortográficas de forma direta e “jogada”,
fazendo com que o aluno seja aquele personagem que somente escuta e tendo tido
como um “depósito de informações”. Assim é a metodologia de muitos
profissionais-educadores do mercado. O professor
precisa utilizar a criatividade e
inovar sua prática pedagógica, mesmo que muitas escolas em nosso país
não disponibiliza de condições para desenvolver um bom trabalho, utilizando
recursos tecnológicos como por exemplo, o computador. Mas poderá usar a
criatividade utilizando o lúdico em sala de aula com: anúncios, outdoors,
frases e palavras escritas de forma incorreta de acordo a Norma Gramatical da
Brasileira da Língua Portuguesa: Pois é. U purtuguêis é muito faciu di
aprender, purqui é uma língua qui a genti iscrevi ixatamente
cumu si fala. Num é cumu
inglêis qui dá até vontadi
di ri quandu a genti discobri
cumu é qui si iscrevi algumas palavras. Im purtuguêis não. É só prestátenção. U
alemão pur exemplu. Qué coisa mais doida ? Num bate nada cum nada. Até nu
espanhol qui é parecidu, si iscrevi muinto diferenti. Qui bom qui a minha
língua é u purtuguêis. Quem soubé falá sabi iscrevê. (Soares apud Ferreira. Na forma
tradicional e inovadora, o
professor poderá utilizar
a realidade do
aluno, pedindo aos mesmos que falem sobre como foi o seu dia, final de semana
ou mesmo as férias, e com isso escreverá as frases que tenham palavras que
poderão utilizar as regras da ortografia, consultando ao dicionário manual a
fim de conhecer aquela palavra, e com isso aprenderá uma nova regra ortográfica
e acrescendo ao seu vocabulário. E a forma moderna que poderá
ser utilizada na ação pedagógica, na qual o professor tem o papel de
facilitador, poderá trabalhar a ortografia utilizando os novos recursos
tecnológicos da TIC, como o computador, se possível conectado à internet, pois
esta ferramenta é um auxílio ao usuário, facilitando e agilizando na obtenção
de informações e formação do discente. Para melhor usufruir e
contribuir no ensino-aprendizagem se faz necessário o profissional ser
capacitado para manusear determinado recurso tecnológico a ser utilizado pelo
educador para que o aluno obtenha novos conhecimentos, aumentando o seu
vocabulário. Na hipótese de o
profissional não ter pelo menos um curso básico de informática e nem ter
“intimidade” com um computador, qual será a informação que este educador irá
transmitir ou instruir ao aluno? No software livre do
pacote Br office, o writer (editor de texto) é um excelente
recurso para o usuário fazer um treino ortográfico. Vejam a
seguir: Este software livre poderá ser
encontrado para download na internet no site: https://www.baixaki.com.br/download/openoffice-org.htm Observe as palavras
sublinhadas em vermelho, isso significa que a ortografia não está conforme as
normas ortográficas da gramática do editor de texto que obedece as Normas Gramaticais
Brasileira da Língua Portuguesa. Para corrigi-las, poderá
utilizar o recurso do programa, em havendo estas palavras no dicionário do software
(editor de texto), ao contrário, será necessário adicioná-la(s). Primeiro, clica no lado direito do mouse sobre
a palavra, e aparecerá as opções desejadas, ou não aparecerá nenhuma opção da
palavra correta, clicando sobre a mesma corrigirá automaticamente a palavra, ou em estando
correta poderá adicioná-la ao dicionário do software. Ainda trabalhando com as regras gramaticais utilizando a
ortografia usando o recurso
tecnológico do computador e a ferramenta
internet poderá descobrir o
porquê das palavras baronesa, pesquisar
e visitar são escritas com a letra S e não com a letra Z. Acesse os sites: <https://www.infoescola.com/portugues/ortografia-e-ou-i-g-ou-j-s-ou-z-x-ou-ch-ss-ou-cedilha/>. https://www.portugues.com.br/gramatica/ortografia/ Também poderá o usuário utilizar apostilas arquivadas em seu computador ou em mídias removíveis. Além desses
recursos pode ser
encontrado programas conversores
de ortografia, verificando a
atualização da palavra, se houver,
conforme o Novo
Acordo Ortográfico que entrará em vigor a partir de 31/12/2012. Algumas das novas alterações na escrita da
ortografia da Língua Portuguesa
são: a) Inclusão das
letras K, W e Y em nosso alfabeto; b) O trema não existirá mais em Língua
Portuguesa, somente em Língua Estrangeira; c) Os ditongos abertos (éi, ói) não
são mais acentuados em palavras paroxítonas; d) Os hiatos oo e ee não são mais
acentuados; e) Sem hífen: contrarregra, antessala, ultrassonografia,
intrarrenal, infrassom. Neste site além da nova ortografia, encontrará
também o conversor da nova ortografia:
<https://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=novoacordo>.
Os
ditongos abertos (éi, ói) não são mais acentuados em palavras paroxítonas. 2
Consideração Finais As novas tecnologias da informação e comunicação chegou para
agilizar, facilitando o acesso à informação, e formando “novas mentalidades” a
fim de acompanhar os efeitos da globalização. É cediço que a escola é o ambiente no qual o
indivíduo deve ser preparado melhor pessoal e profissionalmente para o mercado
de trabalho, e por isso a escola tem essa imensa responsabilidade de “adotar”
novas metodologias no ensino-aprendizagem de seu público, objetivando ensinar
como deve manusear as novas tecnologias. Os educadores tentam levar esta realidade aos
seus educandos, mas são diversos os problemas enfrentados pela escola, dentre
eles, podem ser citados alguns, como: a falta de infraestrutura ideal, sem recurso
materiais, sem recursos humanos devidamente capacitados, nem curso de
capacitação para os interessados em ser o facilitador, instrutor ou mediador da
informação aos alunos em conhecer e utilizar esses novos recursos tecnológicos. O educando tem direito a uma boa educação, o
mundo exige uma nova educação com nova formação, e com isso cabe à sociedade, à
escola, às organizações, ou melhor, é responsabilidade de “todos” exigir do
Poder Público o direito de ter uma educação com qualidade e colaborar e contribuir
no papel de como deve ser um verdadeiro cidadão. E essa educação somente conseguirá obter
resultados por meio de políticas públicas voltadas para a educação, como o
desenvolvimento de um Projeto a longo prazo, pois a educação é para a vida
inteira e várias são as novas tecnologias no mercado e com isso a escola deve
aplicar essa criatividade e inovação em sua prática pedagógica qualificando o
ensino a fim de despertar ao educador e educando um novo ensino-aprendizagem
para a vida do indivíduo. REFERÊNCIAS AGUIAR, Reinaldo Pereira de. Conteúdo de maior importância em
Língua Portuguesa., (Pesquisa realizada em outubro de 2010 com 120 alunos
das 7ªs e 8ªs séries nas escolas estaduais: Escola
Estadual Vicente Machado Menezes e Colégio Estadual Murilo Braga.
Sergipe:[s.n.], 2010. ________________.
Quando uso as TICs (internet, orkut, chat, celular) influencia minha
escrita?. Pesquisa realizada em outubro de 2010 com 120 alunos das 7ªs
e 8ªs séries nas escolas estaduais: Escola Estadual Vicente Machado
Menezes e Colégio Estadual Murilo Braga. Sergipe: [s.n.], 2010 BRASIL.
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