O que é tópico frasal?

Muito útil para facilitar a escrita, porém, a base de tudo é o conhecimento. Não adianta estruturas mágicas se não tem o domínio do assunto a ser abordado. Somente após a absorção de uma massa significativa de informações a respeito do que irá escrever é que poderá pensar em tópico frasal.

Tópico frasal é uma estrutura de construção de parágrafo que almeja ser mais organizada e objetiva ao escrever uma redação. Também é chamada por ideia central ou núcleo do parágrafo. É comumente dividida em seis formas: Declaração inicial, definição, contraste/comparação, divisão, alusão histórica e interrogação.

Declaração inicial: Começa o parágrafo já fazendo uma afirmação ou uma negação, para que em seguida desenvolva o texto com base nesta declaração inicial.

Definição: Também no início, apresenta uma palavra e em seguida sua definição, para fazer o desenvolvimento mais adiante.

Contraste/Comparação: Inicia apresentando uma variedade de ideias, e desenvolve de acordo com a abordagem de contraste ou comparação definida.

Divisão: Quando se quer elencar as características que compõem a ideia central de abordagem no parágrafo.

Alusão histórica: Busca elementos históricos intrínsecos ao que se irá abordar dentro do parágrafo montando um painel histórico de acontecimentos.

Interrogação: Muito útil quando se quer chamar a atenção do leitor. Requer sempre uma resposta satisfatória ao final.

Muito bem, com conhecimento do assunto e testes com estas diversas estruturas de construção de redação, você alcançará uma boa pontuação em qualquer teste que lhe for apresentado. Isto por si só não basta para quem realmente quer evoluir...

Estas estruturas estão sendo associadas ao modo de escrever argumentativo, por conta das provas de redação do enem e demais vestibulares e concursos. Ok, mas na verdade serve para tudo, inclusive para sua vida cotidiana. Pense em quando está a se comunicar com outra pessoa; também está redigindo uma redação em seu raciocínio. E se você quiser ser um bom escritor; também irá lançar mão destas estruturas. Isto é só o começo, desenvolva! Você certamente pode ser mais criativo e não ficar preso a fórmulas pré-definidas. Por exemplo: você pode começar com uma interrogação em alusão a um fato histórico. Colocar uma palavra questionando sua definição já de início. Crie!

Menu de perguntas

Menu de perguntas

          

Próxima pergunta

Próxima pergunta