Sobre o uso da consoante /s/.

Esta consoante é muito usada como desinência indicativa do plural, sendo a principal letra para indicar se uma palavra está no plural. Ex. Meninas, camisas e mães.

Quando aparece no meio de palavras em posição intervocálica, entre duas vogais, tem som de /z/, Ex. Casa, mesa e liso. Contudo, na gramática portuguesa toda regra costuma ter exceção. Palavras como: transitivo, transação e transe; também apresentam som de /z/.

Em muitas situações as letras /s/ e /c/ confundem por apresentarem a mesma sonoridade, embora o significado das palavras não seja o mesmo. São as palavras homônimas. Somente analisando o contexto da frase para saber sobre qual palavra estamos tratando. Ex. Sela/cela, conserto/concerto e senso/censo.

Aplica-se o uso do /s/ também em substantivos formados a partir de verbos com terminação /nder/, /ndir/, /verter/ e /pelir/. Ex. ascender/ascensão, confundir/confusão, converter/conversão e repelir/repulsão.

Certas palavras com a letra /x/ também apresentam som de /s/. Não há uma regra consagrada para a questão e somente com o acúmulo de vocabulário esta dificuldade poderá ser superada. Ex. Explicar, exclusiva e texto.

Para evitar a sonoridade de /z/, muitas palavras utilizam o duplo /s/. Ex. Pássaro, missa e massa. Mas uma dica é importante, não existe palavra começada com /ss/. Esta flexão é usada nos substantivos terminados em /gredir/, /mitir/, /ceder/ e /cutir/. Ex. Progredir/progressão, demitir/demissão, conceder/concessão e discutir/discussão.

Mais confusão é causada pelo uso do /ç/. Uma variação de /c/ que é usada em diversas palavras antes das vogais /a/, /o/ e /u/. Também apresentando som de /s/. Ex. açafrão, endereço e caçula.

Pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

Próxima pergunta