Por que a palavra "drama" tem cinco fonemas? Não temos um dígrafo vocálico, como nas palavras "limpo”, “campo” e “banda"?

Dígrafo/digrama ocorre em palavras onde duas letras em sequência formam um único som. Apresenta sonoridade única com representação gráfica em duas letras. É dividida em dois grupos: Consonantal e vocálico.

Consonantal ocorre quando o som é representado graficamente por duas consoantes. Ex. /ch/, /lh/, /nh/, /rr/, /ss/, /sc/, /sç/ e /xc/. Embora tenha vogal, palavras com sonoridade /gu/ e /qu/, também se enquadram neste grupo. Atenção para palavras como “guaraná”, onde o /u/ é pronunciado, deixando de ser um dígrafo.

O dígrafo consonantal é muitas vezes confundido com o encontro consonantal. Nem sempre representam a mesma coisa. Podemos ter encontros consonantais com sonoridade típica de cada letra envolvida na palavra. Ex. “brinde”, “sopro” e “DRAMA”.

Vocálico ocorre sempre que uma vogal é seguida pelas letras /n/ ou /m/. Formando sonoridade única como: /am/, /an/, /em/, /en/, /im/, /in/, /om/, /on/, /um/ e /un/. Ex. “LIMPO”, “CAMPO” e “BANDA”.

Pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

Próxima pergunta