Pergunta: Mau é nome de um rio, gostaria de saber se é acentuado? Pronúncia: Ma u.

O rio Mau, ou Maú, ou Ireng (como é conhecido na Guiana); É um rio que forma a divisa entre Brasil, pelo estado de Roraima, e a Guiana. Muito conhecido no país vizinho, principalmente devido as corredeiras de Orinduik/Urenduíque e Takagka; e muito desconhecido no Brasil, assim como a própria Guiana. Dificilmente iremos encontrar brasileiros com algum conhecimento sobre a Guiana, quanto mais em relação a este rio. Pertence a bacia do rio Amazonas, para onde corre.

Quanto a acentuação no nome do rio, ocorre que é uma palavra de origem indígena e não segue necessariamente as regras da língua portuguesa. Tomando por base os dicionários confeccionados para as línguas Tupi e Guarani, o “u” geralmente vem acentuado e tem o significado “de cor preta”. No caso dessa região, o rio está contido na área da reserva indígena Raposa Serra do Sol, e deve-se verificar por qual dos povos este rio ganhou o nome oficializado pelo governo brasileiro. Se houver algum tipo de dicionário redigido em tradução a esta língua, você encontrará com certeza se é acentuado ou não. Outra forma é a de verificar a entonação pela qual os indígenas da região se referem ao rio.

A literatura a respeito do rio não apresenta firmeza quanto a sua correta escrita, sendo que hora escreve “Mau”, depois escreve “Maú”. A maior parte das tribos da região pertencem a família linguística Caribe. O livro a seguir apresenta bom conteúdo a respeito da região: Autores: Reinaldo Imbrozio Barbosa, Sebastião Pereira do Nascimento, Ari Alfredo Weiduschat, Fábio Bonatto. Título: Notas de uma expedição às nascentes do rio Maú (Ireng), Roraima, Brasil Editor: Ministério da Ciência e Tecnologia – INPA Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - Série documentos – nº 07 - Manaus 2000.

Pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

Próxima pergunta