Pergunta: Devo fazer o curso de mecânica automotiva?

Entendo o questionamento pelo motivo da aparente retração do mercado de trabalho em relação à indústria automotiva. É verídico que a quantidade de oficinas mecânicas têm diminuído gradativamente. É porque a maioria dos veículos estão sendo construídos com cada vez mais partes computadorizadas. O funcionamento puramente mecânico vai se extinguindo aos poucos, e o profissional da área deve estar atento às mudanças e se aperfeiçoar nestas novas áreas de atuação. O profissional mais ligado a parte elétrica do veículo tem ganho espaço, por estar mais próximo da computação. A seguir elencaremos as matérias atribuídas a um bom curso de mecânica automotiva atual, perceba quanta coisa de informática está em seu conteúdo. As mudanças já podem ser sentidas pela própria descrição do que um profissional da área deve estar apto a fazer, muita interação com o meio ambiente e diagnósticos preventivos.
“O curso habilita profissionais para realizarem diagnósticos, manutenção e instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos. Os alunos também serão aptos para avaliar e buscar melhorias quanto à emissão de gases poluentes e as condições gerais de funcionamento e segurança do veículo.”
“Conteúdo Formativo: Eletroeletrônica automotiva; eletricidade veicular; atitudes pessoais; comunicação e pesquisa; operador de microcomputadores; sistema de transmissão; inglês técnico; empreendedorismo; sistema de freio, suspensão e direção; motor a combustão Interna e sistemas auxiliares; gerenciamento eletrônico do motor; gestão ambiental.”
Perceba também que há muita preocupação em preparar o profissional para interagir com pessoas e capacitar-se a manter a oficina na esfera administrativa. Hoje, o mecânico de automóveis não pode mais receber a caricatura de um individuo ignorante com uma chave de fenda na mão toda suja de graxa em seu macacão imundo. A modernidade também chegou nesta área de atividade profissional. Vá em frente! Boa sorte!

Pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

Próxima pergunta