Pergunta: Preciso de uma redação narrativa, descritiva e dissertativa

Narração: É a forma literária na qual se expõe uma série de fatos reais ou imaginários. Sua estrutura é dividida em três partes descritas a seguir. Introdução: Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espaço. Desenvolvimento: As ações das personagens, construindo-se a trama e o suspense que culmina no clímax. Conclusão: Entre as várias maneiras de se concluir uma narração, esclarecer a trama é apenas uma delas. A narração tem como base responder as seguintes perguntas: O QUÊ? Os fatos que determinam a história; QUEM? As personagens; COMO? O modo como se tecem os fatos; ONDE? Os lugares onde os fatos ocorrem. QUANDO? Os momentos em que se passam os fatos; POR QUÊ? A causa dos acontecimentos.
Exemplo: Tarde ensolarada de domingo

Descrição: Expor, contar minuciosamente, perfazer um traçado, descrever. Sua estrutura é dividida em três partes descritas a seguir. Introdução: Apresenta a perspectiva do observador ao focalizar o ser ou objeto e sua distinção aos aspectos gerais. Desenvolvimento: Captação dos elementos numa ordem coerente com a disposição em que eles se encontram no espaço, caracterizando-os objetiva e subjetivamente, física e psicologicamente. Conclusão: Quando se dá por esgotadas, todas as possibilidades de caracterização apuradas pelo observador.
Exemplo: Caipora

Dissertação: Exposição desenvolvida de matéria doutrinária, cientifica, artística ou de qualquer assunto previamente estudado. Sua estrutura é dividida em partes descritas a seguir. Exposição de um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside; Defesa de princípios, tomando decisões; Analise objetiva de um assunto através da sequência lógica de ideias; Apresentação de opiniões sobre um determinado assunto; Apresentação de opiniões positivas e negativas, provando suas opiniões, citando fatos, razões e justificativas.
Exemplo: Onde se quer chegar?


pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta