Pergunta: Quais são os exemplos de resenha?

Resenha de obra: É o tipo de resenha mais solicitado nas escolas e universidades. Sua estrutura é basicamente um resumo sobre o conteúdo a ser resenhado, seguido da opinião do autor da resenha.

Resenha crítica: São parecidas com as resenhas de obras. A grande diferença é que, como o nome já diz, ela tem um caráter mais crítico, há muito mais a opinião do escritor que qualquer outra coisa. Além disso, resenhas críticas costumam serem ricas em interpretações e conjecturas a respeito do enredo do livro.

Resenha temática: É aquela que fala de vários textos ao mesmo tempo, que tenham assuntos em comum. Basicamente, o objetivo é fazer um paralelo entre suas Ideias e expor uma opinião sobre elas.

Resenha de filme: É um modelo menos pedido na faculdade, mas também importante para algumas licenciaturas que costumam analisar muitos filmes. Geralmente o objetivo da resenha de filme é destacar um aspecto teórico e relacionar com o roteiro ou personagens.

Resenha descritiva/científica/técnica: É aquela cujo objetivo é julgar a verdade das proposições do autor, investigar a consistência de seus argumentos e a pertinência de suas conclusões. Responde basicamente à pergunta: O que o autor diz faz sentido?

Resenha crítica/opinativa: É aquela cujo objetivo é julgar o valor do texto, a sua beleza, a sua relevância. Responde basicamente à pergunta: O texto é bom?

Fonte:
www.lendo.org
www.ronaldomartins.pro.br


pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta