O processo de redação

Por: Kazuto Adate

Contato: kazuto@sti.com.br

No processo de redação existe um plano estruturado para ligação lógica do que o emissor codificador quer transmitir ao receptor ou decodificador da mensagem, ou melhor, temos uma sequência de Ideias que geram um diálogo entre duas pessoas (escritor e leitor/ vestibulando e examinador) por meio de Ideias que são tecidas por meio do tema proposto e delimitado.

Formamos um plano de trabalho lógico ao leitor: a Introdução, que é o início de uma Ideia geral e importante (objeto principal do trabalho). Construímos o núcleo-frasal que será desenvolvido; o Desenvolvimento que é a manifestação do tema em todos os seus elementos "actions" (afirmação ou negação). Nele se desenvolvem os elementos extrínsecos ou formais e os intrínsecos (conceitos e argumentos) observando a clareza e a concisão do parágrafo. Conclusão é o sintetizador do desenvolvimento e criador do elo final com a Ideia geral mencionada na introdução. Ordene esta redação e veja se é uma dissertação.

Você somente aprende escrevendo e sendo examinador do texto mas nunca deixe de consultar seu professor de redação e gramática. Não se esqueça de visitar as Dicas de Português e Literatura. As minhas Dicas nada valem sem o entendimento da Gramática e dos estilos de redação.

FORTALECENDO IdeiaS

Usando a Ideia de processos de expressividade, o professor e conferencista ALPHEU TERSARIOL dedica ao leitor um excelente roteiro de trabalho em sua obra: Manual Prático de Redação e Gramática, da LI-BRA Empresa Editorial Ltda.

Para trazer curiosidade à leitura, busco seu conceito sobre as formas de redação: "... Dissertar tem por objetivo instruir e instruir-se, através de raciocínio e reflexão..."; "...narração é uma sequência de episódios... é colocar os fatos numa devida ordem, sem repetir os acontecimentos e circunstâncias..."; "...Descrição é a reprodução visual da natureza, dos fenômenos dos fatos, objetos e sensações..."Ela abrange diversos aspectos no mundo exterior e às vezes do íntimo..."

Aconselho aos vestibulandos ler este manual, principalmente, nas observações e conselhos sobre recursos de expressividade que enriquecem sua redação dissertativa como o exemplo que o autor expõe sobre desarmamento infantil.

Na próxima vamos falar sobre dissertação e aprender mais técnica de redação com algumas dicas de Magda Becker Soares e Nelson do Nascimento que é importante estudar e Ter como manual de redação na cabeceira da cama como livro de leitura.

A ordenação no Desenvolvimento do Parágrafo pode acontecer

a) por indicações de espaço : "... não muito longe do litoral...".Utilizam-se advérbios e locuções adverbiais de lugar e certas locuções prepositivas, e adjuntos adverbiais de lugar;

b) por tempo e espaço: advérbios e locuções adverbiais de tempo, certas preposições e locuções prepositivas, conjunções e locuções conjuntivas e adjuntos adverbiais de tempo;

c) por enumeração: citação de características que vem normalmente depois de dois pontos;

d) por contrastes: estabelece comparações, apresenta paralelos e evidencia diferenças; Conjunções adversativas, proporcionais e comparativas podem ser utilizadas nesta ordenação;

e) por causa-consequência: conjunções e locuções conjuntivas conclusivas, explicativas, causais e consecutivas;

f) por explicitação: esclarece o assunto com conceitos esclarecedores, elucidativos e justificativos dentro da Ideia que construída.

Assunto anterior

Assunto anterior

          

Próximo assunto

Próximo assunto