Articulação sintáctica do texto

Objetiva reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Reconhecer efeitos provocados pelo emprego de recursos estilísticos. Utilizar adequadamente as conjunções coordenativas e subordinativas na construção do texto argumentativo.

Opiniões relativas representam a variedade de pontos de vista de vários textos apresentados a respeito de um mesmo fato ou tema. O leitor deve ser capaz de interpretar e compreender as mais diversas formas de se tratar sobre um mesmo assunto. É o poder de discernimento do leitor.

Recursos estilísticos representam a forma como se é escrito um texto. Muito associados ao uso do sentido figurado ou conotativo. É a expressão técnica pessoal de cada escritor ao redigir seus textos, desta maneira, não chega a ser necessariamente uma expressão artística, mas sim as características de cada pessoa ao escrever.

Conjunções coordenativas têm como responsabilidade unir vários termos que objetivem a mesma função sintática e morfológica. Tem a função de conectar orações independentes de forma a criar sentido conjunto, de maneira que haja novo entendimento através da composição integral dessas orações.

Conjunções subordinativas são as que servem para ligar duas orações de forma que uma delas fique dependente da outra, ou seja, que não tenha sentido apropriado ao ser isolada. O seu isolamento, ao contrário das coordenativas, mudaria completamente o significado da oração subordinada, e muitas vezes tornado incompleto o sentido da oração principal.

Texto argumentativo é aquele pelo qual o autor defende um ponto de vista e tenta convencer o leitor. Muito usual no ambiente escolar e em provas de concursos. Uma das características mais solicitadas é a de apresentar propostas de solução para o problema levantado. Pode ser usada para os mais diversos assuntos, mas a exigência é a de que mantenha um posicionamento positivista em relação ao problema.

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