Prosa
É uma forma de disposição a respeito de um determinado assunto sem a preocupação com obediência a métrica ou ritmo na colocação das palavras. Inicialmente considerada uma forma vulgar, hoje é padrão na literatura. Pode ser tida como informal ou descontraída, mas também é reinante no linguajar tecnico. Com isso é considerada uma forma com sentido prático no escrever.
Poesia
É a arte de fazer obras em verso que gerará o poema. É dividida em várias correntes de produção conforme a época em que foi escrita. É associada a inspiração, desenvolvimento de ideias e sentimento do belo e intangível. Sendo assim, é considerada uma forma com sentido pouco prático no escrever.
Poema
É uma composição literária exclusivamente poética, através de versos e estrofes, muito raramente com a adição de frases em formato de prosa. Hoje, o seu uso principal está atrelado às letras de música.
Verso
É uma reunião de palavras ritmadas segundo a quantidade das sílabas, pontuação e formatação. Em um poema, versos associados são chamados de estrofes. Normalmente encerram em si uma ideia menor que faz referencia a uma maior representada pelo poema ou estrofe.
Estrofe
É um grupo de versos que compõem uma composição poética. Também chamado de estância. Tem como uma de suas funções a associação de ideia entre os variados versos dispostos.
Rima
Uniformidade de sons na construção das palavras e frases do texto. Marcada pela repetição de sons semelhantes, em pontos estratégicos dentro dos versos. Uso de palavras semelhantes, com sons por vezes aparentemente repetitivos. Uso de palavras com o mesmo núcleo, que geralmente apresentam significados aproximados. Apresenta muita relação com o estudo da fonética.
Tipos de Rimas
Oitava: Estrofe de oito versos, dos quais os versos pares rimam entre si e os ímpares também, excepto o sétimo verso que rima com o oitavo.
Alternada: Aquela em que os versos pares e ímpares rimam respectivamente entre si.
Consoante: Aquela em que desde a vogal da sílaba predominante há perfeita semelhança de som.
Emparelhada: A que faz rimar dois versos seguidos.
Encadeada: Rima do final de um verso com o meio do verso seguinte.
Interpolada: Aquela em que dois versos que rimam têm de permeio de um até seis versos.
Pobre:
Aquela em que as palavras têm a mesma categoria gramatical (ex.: feliz/infeliz).
Rica: Aquela em que as palavras são de categorias gramaticais diferentes (ex.: alegria/fazia).
Toante ou Assoante: Aquela que só existe na igualdade das vogais a partir da sílaba predominante.
|