Eliane e Felipe
Eu e meu amigo estamos escrevendo uma novela. Mas estamos meio confusos com a organização da definição dos personagens. Quando estamos ainda criando as características, quando estamos inventando a personalidade deles, podemos ir escrevendo sem nos preocupar com lógica, concordância etc, ou temos já que seguir organizando tudo? Envio abaixo a definição de um de nossos personagens.
Adriana Ferreira Limas – 28 anos – Filha de Celinha é administradora na Casa Alberto Ferraz. É uma pessoa responsável, generosa como a mãe, e tem um bom relacionamento com todos. Teve um namorado que se acidentou em uma cachoeira e morreu. Eles eram apaixonados um pelo outro, porém sua prima Leandra também era apaixonada por ele e fazia de tudo para conquistá-lo, sem nenhum sucesso, já que o rapaz a via apenas como uma irmã mesmo. Sobre o acidente, Adriana insistiu para que fossem tomar um banho de cachoeira e Guto não queria, a princípio, mas ela insistiu. Quando chegaram ao local, um balneário próximo à cidade, o tempo começou a mudar, Adriana teve um mau pressentimento, desistiu de entrar na água e fez de tudo para que Guto também não entrasse. O rapaz riu, não deu muita confiança para o que Adriana dizia e foi em direção ao ponto mais alto de uma pedra...
Está correto? No que precisamos melhorar? E como é feita a escaleta na hora em que formos montando cada núcleo? Envie-nos um modelo de definição e de como organizá-los dentro da trama. Obrigada desde já. Aguardamos ansiosos por resposta.
Site do Escritor
Não existe fórmula pronta para construir personagens. Cada autor desenvolve uma maneira própria para a sua criação. Certamente não se escreve por impulso e sem prévia definição das características dos personagens. Sei que é gostoso ver o resultado do desenrolar da trama, mas se não houver esta pré definição de como cada personagem irá se comportar, o novelo irá confundir-se de modo a criar nós difíceis de serem desatados. Vocês poderiam começar fazendo uma espécie de ficha cadastral para cada personagem descrevendo minuciosamente as características físicas e comportamentais. Dicas geográficas, como local de trabalho, estudo, caminhos percorridos rotineiramente. Outro tópico importante é o de como o personagem está no momento do inicio da novela, e como deverá ser o seu final, assim como fatos importantes que deverão acontecer em torne de si. Note que através da definição dos personagens, quase toda a novela estará sendo delineada.
O seu exemplo de definição de personagens tem em parte estas definições, mas é feito de forma bem superficial, e há mistura com ações e pontos de vista de outros personagens. Na verdade, você já está escrevendo o conteúdo da história da novela e não retratando o personagem. Procure definir as características dos personagens através de frases curtas e independentes. Evite usar o texto corrido para este fim, pois será difícil fazer consultas quando estiver escrevendo a história em si. Durante a escrita do texto, anote na ficha cadastral de cada personagem tudo que mudar em relação a sua definição inicial, isto fará com que você não perca o controle sobre o seus personagens.
Os núcleos devem ser entendidos como micro histórias que devem estar ligadas entre si de alguma maneira, e o ideal é que todas tenham possíveis ligações com todas as demais, mesmo que não seja usada em nenhum momento da história. Quanto mais ligações, mais novela será a sua macro história. Estas ligações poderão ser facilmente definidas na confecção das fichas cadastrais dos personagens, ali você poderá estabelecer todas estas possíveis ligações.
|