Os relatos de Erico Verissimo agrupados, em termos didáticos, no rótulo de I Fase são assinalados pelo absoluto domínio do espaço urbano, quer dizer, localizam-se no mundo citadino, em especial Porto Alegre, e revelam:
O registro da existência - valores e costumes - de uma pequena burguesia que se tornava, pouco a pouco, o setor social mais representativo de Porto Alegre. Em regra geral, essa camada aparece sob tintas favoráveis. Pequenos burgueses são os personagens com quem o autor simpatiza: Vasco, Fernanda, Clarissa.
Uma visão de mundo entre crítica e lírica. A burguesia é questionada, assim como o patriciado rural, em nome de uma ética pequeno-burguesa. A filosofia moral de Erico poderia ser esumida na fórmula do escritor Tônio Santiago, em O Resto é Silêncio: "Devemos criar um mundo de beleza e bondade".
O aparecimento de mesmos personagens em várias narrativas. A dupla Clarissa-Vasco está presente em Música ao longe e Saga, já a dupla Noel-Fernanda surge em Caminhos cruzados e reaparece em Um lugar ao sol, onde também se presentifica a dupla Clarissa-Vasco.
O uso inovador da técnica do contraponto, desenvolvida pelo inglês Aldous Huxley, de quem Erico traduziu o famoso romance Contraponto. Essa técnica consiste em justapor uma série de protagonistas e situações por eles vividas, sem que haja no texto um centro narrativo, uma síntese para onde tudo convergiria. Os "caminhos se cruzam", mas não tomam a mesma direção, ao contrário do romance tradicional. A técnica do contraponto foi utilizada especialmente em Caminhos cruzados e em O resto é silêncio.
Uma linguagem tradicional, sem maiores inovações de ordem estilística, traço que permaneceria nos textos da II Fase.
Apesar da superficialidade de muitas de suas Ideias e situações romanescas, havia nesses livros da I Fase momentos expressivos a indicar a presença de um grande ficcionista. Quando Eugênio se envergonha do humilde pai, por exemplo, em Olhai os lírios do campo:
"Eugênio viu um vulto familiar surgir a uma esquina e sentiu um desfalecimento. Reconheceria aquela figura de longe, no meio de mil... Um homem magro e encurvado, mal vestido, com um pacote no braço, o pai, o pobre Ângelo.Lá vinha ele subindo a rua. Eugênio sentiu no corpo um formigamento quente de mal-estar. Desejou - com que ardor, com que desespero! - que o velho atravessasse a rua, mudasse de rumo. Seria embaraçoso, constrangedor se Ângelo o visse, parasse e lhe dirigisse a palavra. Alcibíades e Castanho ficariam sabendo que ele era filho de um pobre alfaiate que saía pela rua a entregar pessoalmente as roupas dos fregueses... Haviam de desprezá-lo mais por isso. Eugênio já antecipava o amargor da nova humilhação. Olhou para os lados pensando em uma fuga. Inventaria um pretexto, pediria desculpas, embarafustaria pela primeira porta de loja que encontrasse. Ouvia a voz baixa e calma de Castanho "... o conceito hegeliano...". Podia entrar naquela casa de brinquedos e ficar ali escondido, esperando que Ângelo passasse... Hesitou ainda um instante e quando quis tomar uma resolução, era tarde de mais. Ângelo já os defrontava. Viu o filho, olhou dele para os outros e o seu rosto se abriu num sorriso largo de surpreendida felicidade. Afastou-se servil para a beira da calçada, tirou o chapéu.
- Boa tarde, Genoca! - exclamou.
O orgulho iluminava-lhe o rosto.
Muito vermelho e perturbado Eugênio olhava para a frente em silêncio, como se não o tivesse visto nem ouvido. Os outros também continuaram a caminhar, sem terem dado pelo gesto do homem."
No final de O resto é silêncio, o escritor Tônio Santiago, alter-ego do romancista, imagina umt exto que, certamente, seria a base de O tempo e o vento:
"No princípio eram as coxilhas e planícies por onde os índios vagueavam nas suas geurras e lidas. Depois tinham vindo os primeiros missionários; mais tarde, os bandeirantes e muitos anos depois os açorianos. Sob o claro céu do Sul processara-se a mistura de raças. Travaram-se lutas. Fundaram-se estâncias e aldeamentos. Ergueram-se igrejas. Surgiram os primeiros mártires, os primeiros heróis, os primeiros santos..."
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