Os jornais, revistas e a imprensa em geral do mundo todo, vêm, nas últimas semanas, publicando coisas inusitadas sobre o Brasil. Apontam o nosso país na dianteira em algumas áreas que nunca imaginamos. Chegamos a desconfiar - será tudo isso realmente no Brasil?
Jornais do mundo inteiro como The New York Times (NY), The Sunday Times (Inglaterra), Le Monde (Paris) estão apontando o Brasil como um dos mais importantes centros da moda do mundo. Afirmações dos mais renomados críticos de moda do mundo dão conta ser o Brasil um dos mais importantes criadores de moda do mundo de hoje.
Basta ver o que ocorreu na São Paulo Fashion Week, que começou dia 31 de janeiro último, com mais de 1.200 jornalistas do mundo inteiro cobrindo um evento que custou cerca de R$ 4 milhões. Houve até um jornalista inglês que afirmou que "em cinco anos, moda será assunto tão comentado no Brasil quanto futebol".
Ao mesmo tempo em que a moda pega no Brasil, vemos, por exemplo, o Canadá de tal forma preocupado com o nosso desenvolvimento que parece dedicar todo o tempo a "bombardear" nossos produtos, nossa indústria - do avião ao aço - com visível preocupação pelo espaço que vimos conquistando no mundo. É o Brasil começando a incomodar o primeiro mundo.
E ainda vemos com verdadeiro espanto notícias em todos os meios acadêmicos e científicos do mundo dando conta de ser o Brasil um dos mais importantes países em projetos de pesquisa em biotecnologia e engenharia genética - como o projeto genoma, por exemplo.
O banco J.P. Morgan, um dos mais importantes bancos de investimento do mundo, enviou uma equipe para estudar e avaliar empresas do polo de biotecnologia do Brasil, afirmando ser este "um grande filão - das pesquisas genéticas, à indústria química e à fitoterapia - para investimentos estrangeiros no Brasil". O Brasil, por mais incrível que possa parecer, é colocado no centro do desenvolvimento científico mundial em algumas áreas de extrema importância e modernidade.
Assim, o Brasil, sempre conhecido pelo futebol, samba, carnaval, etc. começa a ser visto e respeitado por aspectos até aqui pouco imaginados até por nós mesmos brasileiros. Os jornais internacionais que quase nunca davam uma nota sequer sobre o Brasil - a não ser devastação da Amazônia, crimes, favelas, etc. - começam agora a ter o Brasil - quase que diariamente na pauta de seu noticiário. Estará o Brasil na moda? Não será hora também de nós revermos nosso conceito sobre o nosso país? Será que não devemos também mudar a nossa "leitura" do Brasil?
|