Desenvolvendo o assunto...

Leia a explanação seguinte e responda a questão para continuarmos desenvolvendo.

Infraestrutura e Superestrutura

INFRAESTRUTURA: Pode ser definida como a base material sobre a qual se ergue a superestrutura, este, termo definidor do universo humano da abstração, e que concebe a primeira como complexo determinante da segunda, tal como se a existência da mesma fosse mera e imediata consequência da estrutura material, mas para Raymond Williams, em seu livro “Marxismo e literatura”, esta definição deve ser refutada. Segundo ele, o significado etimológico da palavra determinação, fazendo-nos compreendê-lo não restritivamente como querem os debates tradicionais, mas relativamente, como sugere, aliás, o método dialético. Dessa forma, determinar é pensado como condicionar. Assim, a infraestrutura condicionaria a superestrutura, e não a determinaria. Olhando de forma dialética a relação entre os termos, podemos afirmar que, se por um lado a infraestrutura condiciona a superestrutura, esta, por sua vez, também condiciona a infraestrutura.
Dessa forma, se a produção material condiciona a determinada ideologia ou a determinado tipo de consciência, por outro lado, esse mesmo determinado tipo de consciência condiciona a realização daquele também determinado tipo de produção material.

SUPERESTRUTURA: Segundo Marx, é o conjunto das relações de produção, isto é, as formas de apropriação dos meios de produção existentes num determinado período e correspondendo a um determinado estágio de desenvolvimento das forças produtivas, bem como as formas de troca e de distribuição dos bens produzidos, constitui a base real sobre a qual se ergue uma superestrutura jurídica e política. Marx inclui no conceito de base real o conjunto das forças de produção e relações de produção, ou seja, a base real é a estrutura das relações de produção que determinam as relações sociais de todo um modo de produção. Ele afirma que esta base é a base material para uma superestrutura constituída pelas ideias correntes na sociedade. Ele propõe que a sociedade consiste em dois elementos conjugados - um material, a base - e outro ideal, a superestrutura. A base também é denominada de infraestrutura, por semelhança com superestrutura.

Segundo o marxismo, infraestrutura e superestrutura podem ser consideradas de forma independente?


AGORA é com você! Clique AQUI!
Responda a questão para desenvolver este assunto.