Pergunta: Qual a diferença entre o conto e a fábula?

O conto é uma forma narrativa, em prosa, de menor extensão, no sentido estrito de tamanho. Suas principais características são; concisão, precisão, densidade, e unidade de efeito. O conto precisa causar um efeito singular no leitor; muita excitação e emotividade. O conto de ação é o tipo mais comum; tem a predominância da aventura. O conto de personagens tem como objetivo retratar uma personagem. O conto de cenário prioriza o ambiente sobre o enredo e os protagonistas. O conto de ideia é um veículo de doutrinas filosóficas, estéticas e políticas. O conto de efeitos emocionais visa simular uma sensação no leitor, de terror, de pânico, ou de surpresa.
A fábula é uma história ou pequena narrativa em que os animais ou forças da natureza falam e dialogam uns com os outros como se fossem humanos. No final, há sempre uma lição ou moral a retirar. São composições literárias em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. É um gênero narrativo que surgiu no oriente, composto por um conjunto de pequenas histórias de caráter moral. Cada animal simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho. Quando os personagens são seres inanimados ou objetos, a fábula recebe o nome de apólogo.
Tomando por base as definições descritas acima, podemos concluir que a fábula pode perfeitamente ser enquadrada como mais um tipo de conto.



pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta