Pergunta: Como fazer uma revisão de literatura?

A revisão literária consiste em rever um texto desde o ponto de vista linguístico, gramatical, léxico e semântico, dando atenção à coerência, à expressão e à estrutura. O objetivo é adequar o texto ao receptor e ao propósito para o que foi concebido.
Dentro do processo de edição, a revisão literária não deve confundir-se com a revisão de provas tipográficas (ou de galé, de granel, etc.). Esta última realiza-se posteriormente e o seu objetivo é distinto. Também não deve confundir-se com uma revisão de original.
É importante que o cliente especifique o tipo de revisão que deseja. Não hesite em contatar-nos para qualquer clarificação que possa necessitar.
Levantamento ou Revisão de Literatura
O Levantamento de Literatura é a localização e obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa.
Este levantamento é realizado junto às bibliotecas ou serviços de informações existentes.
Sugestões para o Levantamento de Literatura

Locais de coletas
Determine com antecedência que bibliotecas, agências governamentais ou particulares, instituições, indivíduos ou acervos deverão ser procurados.
Registro de documentos
Esteja preparado para copiar os documentos, seja através de xerox, fotografias ou outro meio qualquer.
Organização
Separe os documentos recolhidos de acordo com os critérios de sua pesquisa.
O levantamento de literatura pode ser determinado em dois níveis:
Nível geral do tema a ser tratado. Relação de todas as obras ou documentos sobre o assunto.
Nível específico a ser tratado. Relação somente das obras ou documentos que contenham dados referentes à especificidade do tema a ser tratado.


pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta