Onde cabe a palavra? Acerte a posição da palavra.

Temos aqui um trecho da parte inicial do livro "Brás, Bexiga e Barra Funda" de Alcântara Machado. Neste teste você terá que acertar o lugar correto onde colocar as palavras relacionadas abaixo. O objetivo é o de desenvolver sua aptidão lógica no modo de construir um texto.

Neste teste você terá que acertar o lugar correto onde colocar a seguintes 20 palavras: adentro - banzando - carroceiro - dentro - Êta - Fazendo - Gaetaninho - instantinho - janelas - lado - materno - naquela - Oriente - padrinho - Queria - realização - subito - travesseiro - único - vantagem.

Para facilitar, você não precisará preencher o espaço com o conteúdo completo da palavra, basta preencher os espaços vazios com a letra inicial de cada palavra, note que cada uma começa com uma letra diferente. Boa Diversão.


"Brás, Bexiga e Barra Funda" de Alcântara Machado - GAETANINHO

- Xi, , como é bom!

Gaetaninho ficou bem no meio da rua. O Ford quase o derrubou e ele não viu o Ford.

O disse um palavrão e ele não ouviu o palavrão.

- Eh! Gaetaninho! Vem prá .

Grito sim: até filho surdo escuta. Virou o rosto tão feio de sardento, viu a mãe e viu o chinelo.

- !

Foi-se chegando devagarinho, devagarinho. beicinho. Estudando o terreno. Diante da mãe e do chinelo parou. Balançou o corpo. Recurso de campeão de futebol. Fingiu tomar a direita. Mas deu meia volta instantânea e varou pela esquerda porta .

salame de mestre!

Ali na Rua a ralé quando muito andava de bonde. De automóvel ou carro só mesmo em dia de enterro. De enterro ou de casamento. Por isso mesmo o sonho de Gaetaninho era de muito difícil. Um sonho.

O Beppino por exemplo. O Beppino tarde atravessara de carro a cidade. Mas como? Atrás da tia Peronetta que se mudava para o Araçá. Assim também não era .

Mas se era o meio? Paciência.

Gaetaninho enfiou a cabeça embaixo do .

Que beleza, rapaz! Na frente quatro cavalos pretos empenachados levavam a tia Filomena para o cemitério. Depois o padre. Depois o Savério noivo dela de lenço nos olhos. Depois ele. Na boléia do carro. Ao do cocheiro. Com a roupa marinheira e o gorro branco onde se lia: ENCOURAÇADO SÃO PAULO. Não. Ficava mais bonito de roupa marinheira mas com a palhetinha nova que o irmão lhe trouxera da fábrica. E ligas pretas segurando as meias. Que beleza rapaz! Dentro do carro o pai os dois irmãos mais velhos (um de gravata vermelha outro de gravata verde) e o Seu Salomone. Muita gente nas calçadas, nas portas e nas dos palacetes, vendo o enterro. Sobretudo admirando o Caetaninho.

Mas Gaetaninho ainda não estava satisfeito. ir carregando o chicote. O desgraçado do cocheiro não queria deixar. Nem por um só.


Menu de testes

Menu de testes

          

Próximo Teste

Próximo teste