TEMA

Porque escolhi curso técnico em enfermagem.

De forma geral, o objetivo inicial de alguns e o sonho inicial de outros certamente é o de obter uma cadeira no curso de medicina, mas não são muitos os que conseguem e aos que realmente querem seguir carreira pela área da saúde a opção de enfermagem se apresenta como opção. Como em cadeia descendente, este movimento joga muitos pretendentes a cadeira de enfermagem para baixo, e o curso de técnico em enfermagem é uma das opções subsequentes. Geralmente, quem procura pelo superior em enfermagem é porque não conseguiu medicina ou nem se sente em condições de tentar.

Outra vertente é a daqueles profissionais que já trabalham na área da saúde e almejam novas especializações para enriquecimento de seus currículos. Estes estão bem mais próximos da realidade e não se iludem facilmente, desta forma são os que demonstram maior objetividade perante as atividades do curso, com tendência a um maior aproveitamento do conteúdo. Há, sobretudo entre as pessoas das camadas mais baixas da sociedade, a perspectiva da garantia de empregabilidade e estabilidade profissional, já que a área da saúde desde a muito é carente de recursos humanos, e o empregador não pode se dar ao luxo de ficar escolhendo muito.

No meu caso houve uma comunhão de todos estes motivos e mais alguns. Sempre quis ser médico, mas sempre estudei em escola pública. Bem cedo me conscientizei de que isto seria impossível, então pensei em fazer enfermagem. Um pouco mais adiante percebi que esta nova opção também não iria rolar. No trabalho ganhava pouco e as notas para entrar nas não pagas ainda me eram impeditivas. Não que eu tenha sido um mal aluno, mas é que foram tantos os dias de greves, ausência de professores e de alunos, no caso, eu mesmo, que não tive muita base para passar em qualquer coisa pública que fosse.

Restou-me procurar o curso de técnico em enfermagem pelo fato de unir alguns de meus desejos iniciais. Obter um emprego, trabalhar na área de saúde, ter meu dinheirinho para viver, e poder ajudar pessoas, que é um objetivo nobre para o meu viver. No final das contas, é o prazer de ajudar as pessoas que se encontram em situação de total necessidade que me move verdadeiramente para continuar neste curso e enfrentar as dificuldades que me esperam no futuro pelos corredores dos hospitais, ambulatórios, pronto socorros, etc.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação