TEMA

Escolhas x Consequências.

A vida é totalmente formada por esta relação de escolhas e suas consequências. A cada momento temos a oportunidade de escolher por qual caminho traçar as nossas curtas vidas. Cada uma destas decisões nos levam a determinados resultados que serão como prêmios ou castigos de resolução.

É importante lembrar que nunca estamos errados, o erro está sempre em nosso semelhante. Afirmação falsa que torna o resultado cruel para com quem pensa nunca estar errado. A dor é dura e a tendência é a de disfarçar, culpar os outros, fugir dos erros, da falta de capacidade de assimilar a responsabilidade por uma péssima escolha.


Se você pensar sempre voltada para o bem comum, é provável que as consequências venham para o seu próprio bem. Violência gera violência. Amor gera amor. Algumas exceções ocorrem. Há aqueles que, por serem covardes, não reagem imediatamente a violência, mas irão mais tarde vingar na traição. Outras recebem o amor retribuindo sem nenhuma afeição, mas este receberão cada vez menos amor, e seu final será na dor.

Escolher vencer na vida é uma obrigação. Estamos vivos, não pedimos para nascer, mas já que estamos aqui, temos que lutar até morrer. Escolher a vitória é fundamental. A ausência da escolha, viver por viver, é fatal, é mortal, tão ruim quanto escolher perder. Cada escolha uma consequência, então devemos escolher sempre o que nos ajudará a sobreviver, mesmo que não saibamos ao certo o que estamos fazendo. É melhor morrer lutando do que viver esperando.

Autor: Arnold Gonçalves


> Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação