TEMA

Gestão da propriedade.

Embora a temática gestão de propriedade possa ser aplicada a qualquer situação, é mais utilizada na administração de imóveis rurais. Talvez seja pelo fato de a produção rural estar em um amplo processo de expansão e modernização em suas feições e processos de produção. O Brasil sempre foi um país que teve como principal foco econômico a atividade agrícola e o desenvolvimento desta área se faz absolutamente necessário para manter a capacidade competitiva diante dos demais países produtores de bens agrícolas.

Mesmo os pequenos produtores necessitam abordar uma série de assuntos relevantes para a manutenção da sua produção. Noções administrativas são fundamentais para o resultado de uma ótima safra ou engorda. A atenção com o reino animal e vegetal tem características únicas, e para cada espécie há uma forma diferente de trabalho. Pragas, doenças, variações do tempo, inquietudes do mercado, instabilidade de preços, armazenamento de insumos, colheita, etc. Tudo isso exige cada vez mais profissionalismo para evitar a “quebra” do agricultor.

O planejamento é fundamental para evitar erros comuns. Mesmo em um ambiente de incertezas e vulnerabilidades, muitas situações são recorrentes e devem ser mapeadas e terem as soluções predefinidas. Desta forma são minimizadas as possibilidades de prejuízo, mantendo toda a equipe de trabalho confiante no resultado final. E todos sabem que trabalhar com confiança cria uma corrente de sucesso. A base sólida de processos é facilitadora para o melhor planejamento orçamentário, e por fim, a otimização de procedimentos com a finalidade de diminuição de custos e força de trabalho.

Lembre-se que a aplicação da gestão de propriedade não se limita ao meio rural, ela pode e deve ser aplicada em todas as situações, até mesmo no que diz respeito a administração de seu próprio lar. Pense sua casa como uma propriedade a ser administrada, e todos os habitantes e serviçais, se houver, como os trabalhadores. A soma dos rendimentos ou contribuições dos integrantes da família como sendo a verba a ser utilizada. Com valores e força de trabalho a dispor, ponha em pratica o planejamento para tornar este míni condomínio uma fonte de sucesso.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação