TEMA

Projeto político. Criar uma cidade fictícia.

Propor um objeto político conservador ou progressista explicando os motivos da proposta. Criar uma cidade fictícia mencionando seu crescimento urbano, concomitantemente abordando os conceitos.

É praticamente impossível compor uma redação de trinta linhas contendo tudo o que foi pedido. Tome por exemplo a estrutura da administração da cidade de São Paulo: São vinte e cinco secretárias que cuidam dos mais diversos assuntos relativos à saúde, educação, transporte, segurança pública, fazenda, desenvolvimento social, meio ambiente, etc. A seguir vamos conhecer os títulos destas secretárias: Administração Penitenciária; Agricultura e Abastecimento; Casa Civil; Casa Militar; Cultura; Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Social; Direitos da Pessoa com Deficiência; Educação; Emprego e Relações do Trabalho; Energia e Mineração; Esporte, Lazer e Juventude; Fazenda; Governo; Habitação; Justiça e Defesa da Cidadania; Logística e Transportes; Meio Ambiente; Planejamento e Gestão; Procuradoria Geral do Estado; Saneamento e Recursos Hídricos; Saúde; Segurança Pública; Transportes Metropolitanos; Turismo. Podemos até discutir que algumas poderiam deixar de existir, mas discutiríamos também a respeito da criação de outras. O certo é que a máquina governamental é complexa e não poderia ser tão movimentada a cada troca de partido no governo.

Há muita complexidade em delinear o que é conservador e o que é progressista. Conservador no Brasil é ser de direita, já na Rússia, é ser de esquerda. Sendo assim, conservador é marcado pela característica de luta pela manutenção do estado em vigor, já o progressista baseia sua ação de forma temporal em busca de mudanças nos mais variados conceitos. O progressista de hoje, se por ventura chegar ao poder, certamente será transformado gradativamente em conservador, já que sua forma de pensar e trabalhar a sociedade se transformará em referência, e assim, tudo o que for diferente se tornará progressista, até mesmo aqueles conservadores do passado.

Na teoria podemos criar uma cidade fictícia da forma que quisermos, mas na pratica não será a mesma coisa. Conheço algumas cidades criadas de forma fictícia e transportadas para o mundo real, nenhuma delas manteve seu projeto original, sua realização sequer foi construída seguindo o projeto original a risca. Temos Brasília como exemplo máximo de como se pensa uma coisa e como ela vai ficando com o desenvolver humano em sociedade. Assim, sinto-me na necessidade de criar esta redação de negação ao tema proposto, já que não é possível cumprir o desejado nem mesmo em milhares de páginas de codificação do projeto político de tal cidade fictícia.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação