TEMA

Fato na vida de uma criança que se passe na escola que ela estuda.

São tantos os fatos importantes que ocorrem na vida de uma criança em ambiente educativo, sobretudo quando de seu ingresso na rede escolar. O período da educação infantil é riquíssimo em experiências para a criança em seu desenvolvimento cognitivo e social.

Muitas crianças são deixadas em creches em tenra idade, o que, se não é bom pela carência gerada pela ausência das figuras materna e paterna, é bom, no sentido de que ela ganha autonomia desde cedo para explorar o ambiente e objetos que se apresentam ao seu alcance.

Em escolas de educação infantil, as professoras logo apresentam os livros para que as crianças os explorem como lhe convir. Este fato dificilmente ocorreria em ambiente doméstico, dada a ausência de costume no manuseio literário que impera na massacrante maioria dos lares brasileiros.

Embora as crianças ganhem muitos jogos de presente, pouco podem fazer diante da falta de companhia para realizarem a exploração do mesmo. E jogos são por definição elementos voltados para a interação social, além do desenvolvimento de raciocínio e coordenação motora. Na escola a criança encontra pessoas afins que estão interessadas em fazer o mesmo tipo de exploração, e esta ajuda é muito útil, sempre sob a coordenação da professora e suas auxiliares.

Por fim, outros fatos marcantes para a história de vida das crianças e que serão sempre lembrados, são os primeiros contatos com toda aquela gama de cores e tipos de tintas diferentes com as quais elas encontram a liberdade de poder deliciar-se borrando dezenas de folhas, além de sua roupa, cabelo, pele, etc. E o que dizer então do primeiro sopro na flauta doce, aquele pedaço de madeira surpreendente...

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação