TEMA

O sucesso dos jovens

Dizem que o jovem tem a vida inteira pela frente, mas lembro uma frase de Renato Russo, na letra da música "Pais e filhos", que diz: "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há". E o que é ter sucesso? Sabemos que sucesso está associado a êxito, vitória etc. Então devemos identificar as coisas que queremos realmente. Desligue-se da mídia e ligue-se em você. A vida já anda tão complicada, temos que evitar que manipulem os nossos desejos. Só conectado ao seu querer interior terá condições de evitar lutas que não são suas, trabalhos cujos frutos não estarão ao seu dispor. Mas saiba que a princípio, quase tudo que você elencar como sonho será falso. Você na verdade não quer quase nada disso.
Divida seus quereres por assunto; estudo, profissional, financeiro, amoroso, familiar, saúde, beleza, comportamento etc. Alguns precisam de investimento, outros de atitude. Alguns são objetivos palpáveis, outros, difíceis de serem mensurados. Alguns podem ser obtidos rapidamente, outros levarão muitos anos. Identifique cada sonho e transforme-os em objetivos. E de tempos em tempos faça a reavaliação de tudo. Certamente encontrará sonhos/objetivos que na verdade não eram seus, mas sim de um grupo empresarial que quer vender para você e todos os mais que conseguirem manipular. Defina passo a passo até a conquista do objetivo. Comemore a cada degrau alcançado. Cada pequena conquista merece um brinde, uma comemoração. Reflita a cada fracasso, e também a cada vitória; só não permaneça parado.
Não se impressione com as derrotas, muito menos com as vitórias. Você decididamente não é Deus, embora muitos se achem, mas também não é um nada, um zero a esquerda. O melhor de estar em movimento é que você testa seus potenciais, percebe o que funciona e o que deve aperfeiçoar. Sentir quais são os caminhos seguros, e os que devem ser abandonados.
Acontecerá de um objetivo se opor a outro com certa frequência. Você sentirá na pele o que quer dizer que a vida é feita por decisões. Estes momentos são os mais propícios para identificar os falsos objetivos. Aqueles que na verdade não são seus, os quais muitas vezes foram embutidos em seu organismo desde a tenra idade, através dos velhos conceitos trazidos pelos pais, professores e demais pessoas que talharam sua frágil película de personalidade infantil. É aqui que você poderá libertar-se dos sonhos dos outros e tomar posse de seus próprios sonhos. São momentos muito difíceis, decisões que não podem esperar, e a tentação de deixar a vida te levar será grande. Não se desespere, defina o principal e vá em frente, mas não abandone os demais. Você se surpreenderá como novas oportunidades aparecerão e você voltará suas atenções novamente para aqueles objetivos aparentemente perdidos. Afinal, Belchior, na letra da música "Como nossos pais", já disse "Que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos, e vivemos como os nossos pais".
Nunca abandone seus sonhos/objetivos. Eles servirão sempre como o norte de sua vida, e ao final dela você certamente sentirá uma gostosa sensação de dever cumprido. É isso... O sucesso dos jovens só poderá ser realmente constatado na velhice. Enquanto jovem, é só luta. E como é boa a luta... Boa vida para você.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação