TEMA

Mulheres

Queria escrever algo novo, algo que focasse uma face ainda não dita, descrita ou cantada em prosa e verso; mas quando se trata de falar sobre a mulher, o que ainda poderia se dizer? O que ela foi, o que é, o que será? A importância crucial da personagem feminina para a humanidade. Foi o ser mais explorado dessa curta história de vida "inteligente" na terra. E esta "inteligência" só sobrevive ainda por causa dela.

Penso no tão pouco tempo em que a mulher está convivendo com uma certa liberdade de ação. O dia internacional da mulher é comemorado numa data que marca a morte, por fogo, de um grupo de operarias que faziam greve por condições mínimas de sobrevivência, já que trabalhavam até a morte. Isto aconteceu no inicio do século passado, não são nem cem anos! Eu mesmo vivi uma época em que era natural o marido descer a pancada na mulher. E se ela pensasse em traição... Pena de morte, execução sumária.

A mulher que nem votava, agora preside paises dos mais importantes. A mulher que não podia abrir a boca, agora é a voz mais sonora da sociedade. A mulher do trabalho escravo, agora é a que mais manda no trabalho. A mulher que era a objeto, agora freqüenta as academias, bares, lugares; e escolhe o objeto que quer pegar para usar. A mulher do "dá ou desce", agora é quem tem o carro, o dinheiro, o conhecimento, o poder de mandar e desmandar.

O futuro promete! A cada ano o percentual feminino em todas as posições de destaque cresce a olhos vistos. Em pouco tempo teremos um predomínio absoluto da mulher. Como será este futuro? Em alguns momentos vejo a mulher repetindo o comportamento masculino, e isto me entristece. Espero não ver nenhuma com dólares na calcinha, ou tacando fogo em índio. Rezo para que a mulher mantenha-se feminina apesar das mudanças. Que nunca deixe de ser de fases, e que deixe de escutar demais o seu homem, porque o homem, com sua fase única, fez do mundo um lodo de sangue e terror.

Salve a rainha! Não àquela rainha absolutista masculina, mas sim à rainha comunicativa feminina. Homem não sabe conversar. A mulher vive para comunicar-se. Salve a nova rainha! O novo governo inteligente que dominara toda a terra.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação